Esporte

10/01/2016 04:00 - Atualizado em 26/07/2016 11:45

Conheça 6 esportes aquáticos para manter a forma

Atividades físicas na água oferecem alta queima de calorias.

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Redação

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Quando chega o calor, a vontade de ficar dentro da água aumenta. Assim, no verão, a busca por esportes aquáticos é ainda maior. E para quem deseja se exercitar, existem diversas modalidades de atividades que podem ser feitas na piscina, na lagoa ou mesmo no mar.

Na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, pesquisadores descobriram que a água é um poderoso energético, que ajuda no preparo do corpo para a atividade física. Além disso, ela é hidratante e pode facilitar os movimentos corporais, pois ajuda no equilíbrio, favorece o sistema cardiovascular, além de exercitar flexibilidade e força nas articulações. Conheça esportes aquáticos para melhorar a saúde no verão.

Esportes aquáticos de reconhecimento olímpico

A Federação Internacional de Natação (FINA) reconhece alguns esportes aquáticos como sendo de categoria olímpica, aqueles que são disputados nas Olímpiadas. Se você quer praticar uma atividade com regras delimitadas ou treinar para entrar em algum time ou agremiação oficial, estes são os ideais.

Natação

O mais famoso dos esportes aquáticos é também o mais tradicional, disputado em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Apesar de parecer simples, essa atividade requer muita coordenação e fôlego. Ela trabalha todos os grupos musculares, melhora a circulação sanguínea e pode queimar cerca de 600 calorias por hora. Além disso, fortalece e tonifica a musculatura, principalmente do peito e ombros.

Esportes aquáticos na piscina

Nado sincronizado

Misturando ginástica, dança e natação, esse esporte é praticado apenas por mulheres nas Olímpiadas, mas os homens também podem praticar mesmo que extraoficialmente. Criatividade, flexibilidade e força são requisitadas no desenvolvimento das coreografias para essa atividade. Existem escolas especializadas nessa modalidade esportiva, mas também é possível praticá-la em grupo, sozinha ou em duplas.

Polo aquático

Uma espécie de equivalente ao handebol na água, o polo aquático é disputado em equipes de sete jogadores. A bola apenas pode ser tocada pelas mãos ou braços e apenas o goleiro pode segurá-la com as duas mãos. Ajuda a melhorar a coordenação motora, fortalece a musculatura dos braços e queima até 500 calorias por hora.

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Corpo em forma na piscina ou no mar

Mesmo que não integrem a categoria olímpica, alguns esportes aquáticos são bastante praticados no Brasil. Conheça alguns que você pode pôr em prática nesta temporada.

Surfe

Nas areias das praias brasileiras, é comum ver um desfile de pranchas de surfe. Nessa modalidade, o objetivo é se manter em pé sobre a prancha sem cair, fazendo movimentos e manobras sobre as ondas. Braços, pernas e quadris torneados são os principais benefícios desse esporte, que queima até 500 calorias por hora de exercício.

Hidroginástica

Na terceira idade ou mesmo na juventude, a hidroginástica ajuda a manter o corpo flexível, bem coordenado, fortalecido e torneado, além de ajudar o sistema respiratório. As pernas e os glúteos também são trabalhados e a ginástica na água pode reduzir a aparência das celulites.

Stand up paddle

Para quem deseja deixar os músculos superiores bem tonificados e definidos, o stand up paddle é o esporte ideal. Ele é feito com movimentos parecidos ao da remada, exigindo bastante da musculatura dos ombros e braços. Essa atividade também requer equilíbrio para se manter em pé, trabalhando os músculos da região abdominal.

E aí, curtiu as dicas de esportes aquáticos para praticar neste verão? Compartilhe!

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