Esporte

25/12/2014 08:23 - Atualizado em 21/11/2016 04:25

Conheça 5 opções de atividade física em Belo Horizonte

Conhecer locais para atividade física em Belo Horizonte é o primeiro passo para aproveitar o verão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cena é comum no verão: após o expediente, parte da população sai às ruas para praticar esportes. Mas nem sempre é fácil conciliar os exercícios com a rotina agitada e atribulada das grandes cidades. Se você mora na capital de Minas Gerais, fique atento às nossas dicas de locais para atividade física em Belo Horizonte.

5 locais para atividade física em Belo Horizonte

1. Parque Ecológico da Pampulha

A famosa lagoa artificial da Pampulha, com 27 hectares, dá nome à região e ao parque.
São 300 mil metros quadrados de área verde. A principal atração fica por conta da caminhada e da corrida na beira da lagoa. Ciclistas também são bem-vindos.

atividade física em belo horizonte

2. Parque das Mangabeiras

O Parque das Mangabeiras ocupa a maior área verde de Belo Horizonte. São 337 hectares e mais de 2 milhões de metros quadrados. Localizado na Serra do Curral, o parque também se destina à preservação e pesquisa ambiental.

Correr, caminhar, fazer trilha, nadar, jogar futebol e basquete são algumas das opções de esportes que fazem desse um dos melhores locais para atividade física em Belo Horizonte.

3. Parque Ecológico Primeiro de Maio

Antes um terreno baldio, agora a área é considerada de preservação ambiental. Pista para caminhada, quadra poliesportiva, mesa de jogos, brinquedos e equipamentos de ginástica são algumas das opções oferecidas.

4. Parque Ecológico Renato Azevedo

Com uma área total superior a 90 mil metros quadrados, o parque conta uma vasta vegetação, que inclui árvores como aroeira, angico rajado, caviúna, mutamba, goiaba brava, ipê e jacarandá.

O parque é considerado uma das melhores opções de locais para atividade física em Belo Horizonte porque oferece brinquedos para as crianças, aparelhos de ginástica, quadra poliesportiva, pista de caminhada, mirantes e espaços de convivência.

5. Academias ao ar livre

A prefeitura de Belo Horizonte mantém mais de 50 academias ao ar livre, localizadas em praticamente todos os bairros da capital. Os espaços se destinam principalmente aos exercícios aeróbicos e aos alongamentos, utilizando para isso o peso corporal.

Os idosos são os principais beneficiados pelas academias, já que os exercícios leves são indicados especialmente nessa idade.

atividade fisica em Belo Horizonte

A importância da atividade física em Belo Horizonte

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de dezembro, 46 em cada 100 brasileiros não fazem atividade física suficiente no lazer, no deslocamento ou no trabalho.

Isso significa dizer que 46% dos adultos brasileiros são sedentários. Para o IBGE, é necessário realizar exercícios físicos com duração de pelo menos 150 minutos (ou duas horas e meia) por semana.

Combater o sedentarismo - e as doenças que se relacionam a ele - é a principal vantagem da atividade física em Belo Horizonte e nas outras grandes capitais do país. Entre outros benefícios, pode-se apontar:

- Aumenta a autoestima

- Melhora a capacidade cognitiva

- Ajuda a controlar o colesterol

- Diminui o risco de depressão

- Afasta o risco de doenças ligadas ao sedentarismo

- Previne o envelhecimento precoce

- Fortalece os grupos musculares

- Proporciona um sono melhor

- Diminui o índice de estresse e ansiedade.

Se você é mineiro ou visitante, que tal aproveitar as dicas para realizar atividade física em Belo Horizonte? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios
exercícios ao ar livre
saúde
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ