Esporte

07/10/2014 02:23 - Atualizado em 09/12/2016 07:36

Conheça 5 motivos para praticar a luta boxe

Quem luta boxe perde peso e fortalece o abdômen.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por muitos tempo, a luta boxe atraiu uma parcela muito maior de homens do que de mulheres, por ser considerada uma prática de força bruta, exclusivamente voltada para os duelos agressivos em competições. Hoje, no entanto, a realidade é diferente: os benefícios do esporte à saúde se tornaram-se mais conhecidos e a luta boxe se popularizou até entre as mulheres.

A possibilidade de treinar em academias sem foco na competição e as promessas de emagrecimento e redução do estresse fizeram com que muita gente deixasse o preconceito de lado e investisse na prática do esporte. Reunimos alguns motivos para convencer você, que ainda não comprou sua luva, a tomar coragem para começar.

luta-boxe

Luta boxe: 5 motivos para praticar

1. Fortalecimento da musculatura dos ombros, peito, costas e braços

Oos treinos não envolvem apenas a luta boxe propriamente dita, o aluno também é submetido a exercícios que trabalham a explosão muscular, como socar os sacos de areia. No entanto, as mulheres não precisam ter medo ganhar muita massa muscular, porque os exercícios definem os músculos, mas não há hipertrofia considerável.

2. Melhorias na resistência muscular

Os treinos intensos e focados em diferentes atividades, que podem incluir pular corda, correr e praticar abdominais, contribuem para melhorar a resistência muscular de forma geral. Quem começa a praticar o esporte logo percebe a diferença em atividades do dia a dia, como subir escadas ou ficar muito tempo em pé.

3. Correção da postura

Como os movimentos trabalham muito o abdômen e a lombar, em virtude da necessidade de equilíbrio e da constante movimentação em frente ao adversário, a prática da luta boxe pode contribuir para corrigir desvios posturais. Além disso, a coordenação motora e a agilidade também são melhoradas com a prática do esporte.

4. Alívio do estresse

Muito praticado durante a noite, o boxe atrai pessoas interessadas em aliviar o estresse do dia de trabalho, levando para a academia todas as frustrações. Ao esgotar as energias no saco de pancada e nos exercícios de intensidade, há a sensação de alívio do estresse, que também está associada à liberação de endorfina. Diminuir o estresse significa levar uma vida mais saudável, encarar os problemas de forma mais bem humorada, ter mais apetite e, principalmente, desfrutar de uma noite de sono melhor.

5. Emagrecimento

Não é por acaso que muitos dos novos praticantes do esporte têm o emagrecimento como objetivo. Durante uma aula de boxe com duração de uma hora e meia (horário padrão adotado por muitas academias), o aluno pode perder entre 800 e 1000 calorias. Se a prática do esporte for acompanhada de uma alimentação equilibrada e balanceada, que resulte em uma ingestão calórica menor do que a que as calorias gastas, o resultado será a perda de peso.

Popó foi um dos responsáveis por popularizar a luta boxe no Brasil

Em sua origem, na Inglaterra, o esporte era praticado com as mãos nuas e praticamente não havia regras específicas, o que tornava os combates brutais. Com o tempo, as luvas foram exigidas, o esporte entrou para o quadro olímpico e os intervalos de tempo foram criados.

O aprimoramento das regras profissionalizou o esporte, que gerou ídolos mundiais, como Muhammad Ali e Mike Tyson. No Brasil, o principal expoente do boxe e um dos responsáveis pela sua crescente popularidade é Acelino Freitas, o Popó.

E aí, gostou da matéria? Então não perca todas as novidades do Vivo Mais Saudável na nossa página no Facebook.

TAGS
boxe
esporte
luta
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ