Esporte

28/08/2014 10:58 - Atualizado em 10/12/2016 03:38

Confira seis benefícios da prática de corrida para crianças

Corrida para crianças ajuda os pequenos a terem mais energia e disposição.

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Redação

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Uma em cada três crianças está acima do peso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E alimentação balanceada aliada à prática de exercícios físicos, sabe-se, é a alternativa mais indicada no combate ao sobrepeso infantil.

corrida para crianças, nessa lógica, surge como um esporte ideal, já que é atividade presente no dia a dia de alguns pequenos: muitos deles ainda brincam de pique-esconde e pega-pega, não é mesmo?

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Quando correr passa a ter caráter esportivo, os benefícios podem ser sentidos já a partir dos 5 anos de idade, momento que a criança está apta a corridas, com pausas, de até 400 metros. Aos 10 anos, período em que a corrida para crianças é ainda mais indicada, a molecada pode percorrer de 800 metros até cinco quilômetros intervalados.

Consulta antes de começar a corrida para crianças

Antes de serem iniciados no esporte, porém, os pequenos devem ser consultados pelo ortopedista para que passem por uma avaliação postural. O ideal em todas as idades é que a prática seja também acompanhada por um profissional de educação física, que deve orientar sobre os limites e capacidades de seu filho.

Como instrução geral, aconselha-se, ao incentivar a corrida para crianças, mostrar o esporte como uma prática de convívio social e não como uma atividade competitiva. Afinal, são vários os benefícios da corrida para crianças no futuro delas.

Vantagens da corrida para crianças

1 - Condicionamento cardiovascular

Assim como para os adultos, correr aprimora o ritmo cardíaco, o que pode favorecer todo o organismo à medida que o órgão bombeia o sangue que percorre o corpo.

2 - Ossos mais fortes

Sim, a corrida para crianças, quando acompanhada de maneira adequada, pode trazer vantagens à formação e à resistência óssea.

3 - Controle adequado da glicose

Ao ser exercitado, o corpo calcula melhor as proporções de substâncias que libera e isso inclui os níveis glicêmicos.

4 - Manutenção do peso

Criança que corre, além de gastar energia de forma ponderada, em geral preocupa-se mais em alimentar-se corretamente. Como resultado, o peso corporal desses pequenos corredores passa a ser mais condizente com suas faixas etárias.

Aliás, estudo realizado nos Estados Unidos já comprovou: infantes que correm moderadamente aos cinco anos têm menor probabilidade de sobrepeso dos oito aos 11 anos de idade.

5 - Aumento da flexibilidade muscular

Não há dúvidas de que, ao trabalharem músculos de pernas e panturrilha, amplia-se a resistência. Atenção, contudo, aos tendões. Para evitar lesões, recomenda-se o uso de tênis com bom sistema de absorção de impacto. Portanto, papai e mamãe, não poupem na hora da compra do calçado que seu herdeiro irá usar nos dias de treino.

6 - Agilidade, equilíbrio e coordenação

Investigação encabeçada pela University of Georgia, dos Estados Unidos, já descobriu que exercícios regulares, a exemplo da corrida para crianças, podem estimular o desenvolvimento cognitivo.

Além do mais, por gastar energia, contribuem, agora segundo o periódico Ciência dos Exercícios Pediátricos (EUA), para o melhor gerenciamento de emoções como a raiva. Do mesmo modo, vale citar ainda que crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade podem ser altamente favorecidas pela prática, visto que suas necessidades de manterem-se ocupadas são absorvidas pelo exercício.

Considere, finalmente, que pesquisadores já demonstraram que, quando inicia algum esporte ainda pequeno, o indivíduo tem duas vezes menos chances de tornar-se um adulto sedentário.

E você costuma incentivar seus filhos a correr e praticar atividades físicas? Deixe seu relato.

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