Esporte

15/02/2016 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 05:38

Confira as principais competições para deficientes visuais em 2016

Opções esportivas vêm crescendo e aumentam a inclusão social dos atletas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O ano de 2016 é definitivamente um período dedicado aos esportes. Além das Olimpíadas, também serão disputados os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. Recentemente, foi divulgado o calendário esportivo para deficientes visuais. Saiba mais sobre as modalidades e as datas das disputas.

Eventos esportivos para deficientes visuais

Não há limitação física que impeça a prática de esportes. Que o digam os atletas paralímpicos! Porém, antes mesmo dos jogos do Rio de Janeiro, as seleções de goalball, futebol de cinco e judô para cegos terão importantes desafios.

deficientes visuais jogando goalball

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou o calendário, que abre e fecha com os judocas. Ele começa com o Grand Prix Internacional Infraero de Judô para Cegos, de 4 a 6 de março, no Rio de Janeiro. Já no final do ano, Belém recebe a etapa final do evento, entre 11 e 13 de novembro.

Os atletas praticantes do futebol de cinco poderão aproveitar o Rio Open Football Five-A-Side Tournament para se prepararem para os jogos, já que o evento será realizado de 31 de maio a 5 de junho.

Já o goalball terá duas competições, que também servirão de aquecimento para as Paralimpíadas. Entre 3 e 5 de maio, acontecerá o Aquece Rio International Goalball Men’s Tournament, seguido pelo Rio Open Goalball Men’s Tournament, de 5 a 9, ambos da categoria masculina.

Goalball é destaque

E os eventos não ficam por aí. Depois dos jogos do Rio 2016, vem a Copa Caixa Loterias de Futebol de Cinco – Série B, em Porto Alegre, entre 4 e 9 de outubro. A Série A será realizada em São Paulo, de 31 de outubro a 6 de novembro. Mas o maior campeonato do país acontece de 19 a 23 de outubro, em Jundiaí, onde a seleção brasileira masculina treina.

O calendário da CBDV ainda inclui nove etapas regionais, sendo cinco de goalball e quatro de futebol de cinco, e também há os eventos fora do Brasil. O país será representando no German Open de Judô, na Alemanha, e no International Blind Football Training Camp, na China.

O goalball brasileiro já é uma grande força mundial no esporte, que foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle para reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial. O jogo é baseado nas percepções tátil e auditiva, então, durante a partida, não pode haver barulho no ginásio.

As dimensões da quadra são as mesmas usadas no vôlei: 9 metros de largura por 18 metros de comprimento, com um gol com 9 metros de largura e 1,3 de altura. As linhas são marcadas por um barbante para os atletas poderem senti-las. Já a bola contém guizos para emitir sons, de maneira que os jogadores possam acompanhá-la.

Os participantes são simultaneamente arremessadores e defensores, tendo que pontuar no campo adversário e proteger a própria área. Vence quem fizer mais gols nos 24 minutos da partida, dividida em dois tempos.

Você pretende acompanhar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos? Quais modalidades são as suas favoritas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estaratividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Jogos Paralímpicos
calendário esportivo
deficiência visual
goalball

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ