Esporte

12/09/2014 10:00 - Atualizado em 07/12/2016 09:18

Confira 7 dicas para potencializar resultados na caminhada ou corrida

Algumas práticas simples ajudam a aperfeiçoar o desempenho na caminhada ou corrida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Correr e caminhar estão entre os exercícios mais completos e que exigem mais condicionamento físico, pois trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo. Se você já é um adepto da prática ou está pensando em começar, confira algumas dicas para potencializar o seu exercício e obter mais ganhos com ele.

Potencializando os resultados da caminhada ou corrida

1 – Vá ao médico

Antes de começar a praticar a caminhada ou corrida, o ideal é consultar dois médicos: o cardiologista e o ortopedista. O primeiro vai analisar o seu sistema cardiovascular, para verificar doenças arteriais ou algum problema cardiorrespiratório que possa se desenvolver ou agravar durante o exercício. O ortopedista, por sua vez, vai focar no sistema locomotor, como joelhos, pés e articulações. É muito importante que você consulte esses especialistas para não prejudicar a sua saúde.

2 – Utilize equipamentos de qualidade

Não interessa se você vai praticar caminhada ou corrida: é importante investir em um bom tênis com amortecedor. O sistema de amortecimento diminui o impacto da pisada e, assim, protege as suas articulações. Outra dica é utilizar roupas (short e camiseta) que sejam feitas de tecido sintético. Isso ajuda na perda de calor, diminuindo a transpiração e aumentando o conforto na hora de se exercitar.

caminhada ou corrida

3 – Beba muita água

Quem optar por praticar a caminhada ou corrida precisa adquirir o hábito de beber bastante água. À medida que você for se exercitando, o corpo vai perdendo líquido, que precisa ser reposto. Para isso, tenha sempre uma garrafinha de água junto com você, mantendo-se sempre hidratado.

4 – Alongue antes e depois

O alongamento é aliado dos exercícios físicos. Antes de caminhar ou correr, alongue-se com intensidadepara aumentar a flexibilidade e preparar os músculos para a atividade. Após o treino, no entanto, vá com calma: tome cuidado para que não ocorram microlesões em seu corpo.

5 - Faça um treino especial para você

O tempo de duração ideal da caminhada ou corrida varia de pessoa a pessoa. Isso porque cada indivíduo possui uma resistência física diferente. Consulte um profissional de educação física para ele analisar qual é o melhor treino para você. Procure começar devagar, caminhando, e vá aumentando a intensidade ao longo dos dias e semanas.

6 – Escolha um local apropriado

Antes de sair caminhando ou correndo por aí, você precisa encontrar um local adequado. Terrenos muito duros e inclinados podem prejudicar as articulações de quem está apenas começando a praticar atividades físicas. Prefira lugares mais planos no início. Pistas atléticas, parques e complexos esportivos de clubes e sociedades costumam atrair um bom número de praticantes.

7 – Cuidado com a respiração

A regra é a seguinte: inspire pelo nariz e expire pela boca. Aumentar demais a velocidade do exercício pode lhe deixar ofegante, realizando as atividades de boca aberta. Isso faz mal para o seu corpo e prejudca a performance. Portanto, acelere de forma gradativa e procure conhecer os próprios limites.

Alimentação antes e depois da caminhada ou corrida

Além dessas 7 sugestões, é importante que você tenha uma boa alimentação para garantir energia durante o exercício e para repor os nutrientes que o seu corpo utilizou nas atividades físicas. Com uma reeducação alimentar e seguindo todas as dicas com dedicação, você vai conseguir potencializar os resultados da sua caminhada ou corrida.

Já decidiu o que vai fazer? Comente aqui! Aproveite e curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook.

TAGS
exercício
perda de peso
corpo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ