Esporte

16/12/2014 07:50 - Atualizado em 15/12/2015 02:39

Confira 4 dicas de atividade física em São Paulo

Encontrar a melhor atividade física em São Paulo é um desafio em virtude da rotina atribulada.

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Redação

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Quem vive a rotina das grandes cidades pode encontrar dificuldade para encaixar os exercícios físicos no cotidiano. Se você é paulistano e não sabe como aproveitar o horário de verão, fique atento às nossas dicas de atividade física em São Paulo para manter a forma e evitar o sedentarismo.

atividade física em São Paulo

4 dicas de atividade física em São Paulo

1. Academias 24 horas

Se a sua desculpa para não praticar atividade física em São Paulo estava relacionada à suposta falta de tempo ou à rotina agitada, é hora de melhorar os argumentos. Com as academias que funcionam durante a madrugada, é possível adequar a rotina, malhando em um horário menos movimentado.

Preferida de muitos, a principal vantagem da musculação é o trabalho coordenado de regiões específicas do corpo, o que favorece o ganho de massa muscular e traz benefícios à estética, principalmente.

atividade fisica em Sao Paulo2. Parque do Ibirapuera

É praticamente um oásis de calma em meio ao caos urbano. Os dois quilômetros quadrados de área têm muito a oferecer para quem procura por opções de atividade física em São Paulo: duas pistas de jogging; bicicletas para alugar, ciclovia, aula gratuita de yoga e capoeira.

3. Ciclovias

Atualmente, São Paulo tem mais de 200 quilômetros de cliclovias. Até o final de 2015, a prefeitura espera dobrar esse número.

Se para você é melhor pedalar nas ciclovias ao lado das avenidas, abrindo mão dos parques, redobre a atenção com tráfego de carros e não deixe de respeitar as leis de trânsito. Equipamentos de proteção individual e de sinalização adquirem especial importância na rua.

4. Parque Estadual do Cantareira

Tombado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Parque Estadual do Cantareira conta com uma das maiores áreas de mata nativa dentro de uma região metropolitana em todo o mundo. São 8 mil hectares remanescentes da Mata Atlântica, o equivalente a oito mil campos de futebol.

Há quatro núcleos abertos à visitação: Engordador, Pedra Grande, Águas Claras e Cabuçu. A principal atração fica por conta das 14 trilhas, que, além de serem uma excelente opção de atividade física em São Paulo, também promovem o contato com a natureza.

Melhorando a atividade física em São Paulo

Para potencializar os benefícios dos exercícios, vale a pena considerar o apoio e instrução de algum profissional especializado no assunto. Correr e pedalar sob supervisão ajuda a prevenir lesões e pode melhorar o desempenho, em virtude do controle rígido e da motivação.

Outra alternativa para buscar motivação e conseguir estabelecer uma rotina de treinos é encontrar um parceiro para realizar as atividades. Seja irmão, namorado ou mesmo amigo, a companhia tende a contribuir para o ânimo durante os exercícios: superar os limites juntos pode ser mais estimulante e ter uma parceria ajuda a criar a noção de compromisso com a atividade, evitando falhas na previsão de treinos.

Embora as dicas não se restrinjam à atividade física em São Paulo, elas ganham especial importância para os paulistanos em virtude da rotina atribulada da maior cidade da América Latina. Quando se trata de manter a saúde em dia, todas as alternativas devem ser consideradas.

Preparado para se mexer em São Paulo? Aproveite as dicas e deixe um comentário! Não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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