Esporte

30/12/2014 11:23 - Atualizado em 22/11/2016 06:09

Confira 4 dicas de atividade física em Fortaleza

Atividade física em Fortaleza é favorecida pelo predomínio do sol e pelo clima agradável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com o início do verão, é hora de deixar a preguiça de lado e aproveitar o sol predominante para praticar exercícios. Muitas vezes, no entanto, fica difícil escolher o esporte mais adequado, pela variedade de opções ou pela falta de locais para praticar. Se você mora na capital do Ceará, confira nossas dicas de atividade física em Fortaleza e abandone o sedentarismo hoje mesmo.

4 dicas de atividade física em Fortaleza

1. Clube Náutico Atlético Cearense

Focado em esportes náuticos, o Clube Náutico Atlético Cearense oferece uma estrutura com várias piscinas olímpicas para a prática de todas as modalidades da natação. Outras opções oferecidas incluem aulas de lutas marciais, como o MMA e o judô, e esportes coletivos, com quadras para a prática do futsal e do vôlei.

2. Esportes de praia

Com mais de 25 km praias exuberantes, a capital do Ceará ocupa uma posição de destaque no cenário nacional dos esportes de praia: a cidade abriga a Associação Brasileira de Windsurf, que congrega os praticantes do esporte pelo Brasil, e é palco de eventos como o Campeonato Brasileiro de Kitesurf, por exemplo.

Por esse motivo, os esportes de praia estão entre as melhores opões de atividade física em Fortaleza: surf, windsurf, vela, sandboard, triatlon, mergulho e kitesurf são alguns dos exemplos encontrados nas areias da cidade.

atividade física em fortaleza

3. Ciclovia de acesso ao Porto das Dunas

Para quem curte ciclismo, uma das melhores opções é a rodovia que dá acesso ao Porto das Dunas, com 6 km de aclives e declives não muito significativos.

4. Avenida Beira Mar

Considerada o cartão postal da cidade, a Avenida Beira Mar reúne muitos esportistas interessados na atividade física em Fortaleza, principalmente nas primeiras horas da manhã. Entre as 5h e as 7h, são colocados cones ao longo dos 3 km da avenida, limitando uma pequena faixa do asfalto para quem quiser correr no local.

Atividade física em Fortaleza requer cuidados

Apelidada de Terra do Sol, a capital do Ceará é famosa pelos dias de céu azul e sol intenso. O cenário convidativo e tropical, no entanto, exige cuidados com a saúde, principalmente durante a prática de exercícios físicos.

Se você mora na cidade, provavelmente já está habituado ao clima de calor, mas, mesmo assim, alguns procedimentos não podem ser esquecidos, em especial com a chegada do verão. Para evitar insolações e amenizar a força do sol, adote chapéu, utilize protetor solar e invista em um óculos de sol de qualidade no momento de praticar atividade física em Fortaleza.

Outra recomendação importante diz respeito ao horário: se possível, evite o período entre 11h e 16, porque o sol é mais forte e os riscos ao organismo são intensificados. Ter uma garrafa de água sempre em mãos e fazer pausas no exercício para hidratar-se ajuda a prevenir a desidratação, um problema tipicamente relacionado ao desgaste gerado pelos exercícios físicos.

Por fim, nunca é demais lembrar que, antes de começar a praticar exercícios físicos, um médico deve ser procurado para garantir a segurança da atividade. Além disso, o acompanhamento de um profissional de educação física especializado é recomendado, não apenas para otimizar os benefícios, mas também para prevenir lesões.

Gosta das nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
verão
fortaleza
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ