Esporte

19/12/2014 12:36 - Atualizado em 28/11/2016 05:34

Confira 4 dicas de atividade física em Curitiba

Contato direto com a natureza é a principal atração da atividade física em Curitiba.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O problema é comum, em especial nas grandes capitais do país: devido à rotina agitada e aos compromissos com o trabalho, os estudos e a família, muitas pessoas não conseguem encontrar tempo para os exercícios físicos.

Se você é curitibano e se identificou com essa situação, fique atento às nossas dicas de atividade física em Curitiba para aproveitar o clima ameno do verão e deixar o corpo em dia para a estação.

atividade fisica em Curitiba

4 dicas de atividade física em Curitiba

1. Jardim Botânico

Um dos principais pontos de visitação dos turistas, o Jardim Botânico foi inaugurado em 1991. Com 40% da área composta por floresta nativa remanescente, há muito espaço para caminhadas e corridas ao ar livre.

2. Parque da Barreirinha

Criado em 1959, o Parque da Barreirinha é um excelente local para a atividade física em Curitiba, principalmente em virtude da extensa vegetação nativa, que inclui três lagos. O grande destaque fica por conta do contato com a natureza, por meio de trilhas ecológicas que exploram a interação ecológica.

3. Academias ao ar livre

Há mais de uma centena de academias ao ar livre à disposição dos curitibanos. Parte de uma campanha da prefeitura, as academias são instaladas nos mais variados locais da cidade.

O objetivo é melhorar a condição física, a qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os principais beneficiados são os idosos, que encontram nos equipamentos uma possibilidade para praticar musculação e alongamentos.

4. Parque Barigui

É o parque mais visitado capital paranaense. Criado em 1972 para conter as enchentes e preservar a mata nativa região, o local tem uma pista de grande extensão para caminhadas e corridas, equipamentos de ginástica ao ar livre, pistas de bicicross e aeromodelismo, canchas poliesportivas e ciclovias.

parque barigui

Como melhorar a atividade física em Curitiba

Se o tempo que você pode destinar à atividade física em Curitiba é limitado, vale a pena considerar algumas maneiras de potencializar os benefícios, melhorando o desempenho. Com alguns procedimentos simples, é possível alcançar resultados efetivos em um curto espaço de tempo.

Que tal encontrar um amigo ou parente para compor uma parceria em busca da boa forma? Quando nos aliamos a alguém, a noção de compromisso aumenta, diminuindo a chance de falhar na rotina de treinos. Além disso, a tendência é de que ambos se motivem mais: se você estiver com preguiça, seu parceiro lhe dará o incentivo necessário para sair de casa.

Outra dica bastante útil é procurar conhecer várias modalidades diferentes: dos esportes individuais aos coletivos, das práticas competitivas àquelas de cunho recreativo.

Apenas praticando o autoconhecimento e se dedicando a diferentes atividades físicas você conseguirá compreender o que é mais adequado ao seu perfil e aos seus objetivos. O ideal é conseguir transformar o exercício em lazer, diminuindo o caráter obrigatório.

As dicas não se restringem à atividade física em Curitiba: você pode aproveitá-las em qualquer cidade. No entanto, as orientações ganham especial importância nas grandes capitais do país, onde a rotina atribulada tende a prejudicar o desempenho físico.

Que tal então se mexer agora mesmo? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios
exercícios ao ar livre
saúde
esportes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ