Esporte

28/12/2014 09:03 - Atualizado em 02/12/2016 09:54

Confira 3 dicas de atividade física em Goiânia

Com 28 parques e bosques, não faltam opções para atividade física em Goiânia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para muitas pessoas, praticar esportes é a melhor forma de aproveitar o verão. Difícil, às vezes, é encontrar o lugar ideal para os exercícios. Pensando nisso, reunimos algumas alternativas de locais para a atividade física em Goiânia, afim de auxiliar quem mora na cidade ou nos arredores. Chegou a hora de afastar o sedentarismo e curtir o verão!

Quem mora em Goiânia costuma ter orgulho das áreas de uso comum da cidade: ao todo, são 28 parques e bosques bem preservados, totalizando 1,5 milhão de metros quadrados de área verde, de acordo com as informações da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). A abundância faz de Goiânia uma das capitais brasileiras com a maior área verde por habitante no país.

3 locais para atividade física em Goiânia

1. Parque Flamboyant

Situado na região sudeste de Goiânia, o parque é um mais novos cartões postais da cidade, razão pela qual tem sido escolhido por muitos adeptos da atividade física em Goiânia. A infra-estrutura é o principal destaque: dois lagos com fonte luminosa, ponte de madeira, mirante, parque para recreação infantil, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica e caminhos internos.

Com criatividade, é possível praticar uma série de esportes, tanto individuais como coletivos. A pista de corrida é de concreto e o percurso irregular, com bastante inclinação, o que exige um bom condicionamento físico de quem pretende correr. Bebedouros para hidratação são um diferencial.

atividade física em goiania

2. Parque Municipal Areião

Em uma área de 215 mil m², o Parque Municipal Areião chama a atenção pela natureza, com três nascentes e diversas espécies de fauna e flora nativas. Por esse motivo, é considerado uma reserva ambiental.

A pista de cooper é asfaltada e totalmente iluminada, totalizando 2,4 km de extensão. No interior do parque, há trajetos de terra batida, indicados para quem não se adequa ao solo mais duro.

3. Parque Vaca Brava

Um extenso lago é o principal destaque do Parque Barra Brava. A pista de cooper de concreto tem cerca de 1 km de extensão, e é indicada para quem prefere caminhadas.

É considerado um dos melhores locais para atividade física em Goiânia porque dispõe de parque infantil, mirante, estação de ginástica e área de convivência, com quiosques e barracas. Nos fins de semana, costuma lotar.

Cuidados com a atividade física em Goiânia

Embora a maioria dos goianos esteja adaptada ao clima seco que por vezes predomina no Centro-Oeste do país, nunca é demais lembrar dos riscos da baixa umidade relativa do ar ao organismo, pois os exercícios físicos tendem a potencializá-los.

Quando praticamos esportes, aumentamos a exigência cardiorrespiratória do organismo. Se você estiver saindo de um quadro de sedentarismo, essa condição pode gerar complicações à saúde. É fundamental, nesse caso, manter o organismo hidratado e não extrapolar limites: comece devagar e evolua de forma gradativa.

Outra recomendação diz respeito ao horário: se possível, evite o período do dia em que o sol é mais forte (das 11h às 16h). Óculos de sol, protetor solar e chapéu compõem o kit básico para amenizar os efeitos da radiação solar.

Gosta das nossas dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
caminhada
ar livre
goiânia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ