Esporte

14/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 08:44

Como começar a correr? 10 passos para principiantes

Veja como começar a correr e não desistir na largada.

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Redação

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A corrida é um habito saudável que traz benefícios para o corpo e para a mente. Durante o exercício, parece que o estresse e os problemas ficam para trás. Mas como começar a correr? Algumas dicas podem tornar o início dessa empreitada mais fácil e prazerosa.

Como começar a correr

Foto: Shutterstock

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A corrida não é apenas um excelente exercício físico, mas uma atividade mental que ajusta o foco em resultados e em quebra de paradigmas. A prática pode também se tornar uma boa oportunidade de relaxar curtindo um som nos fones de ouvido ou então de reunir um ou mais amigos para passar um tempo juntos.

Como começar a correr, porém, nem sempre fica claro para todo mundo. O início de um exercício como esse pode ser doloroso, especialmente para quem não faz outra atividade física. Quem nunca tentou correr e sentiu aquela pontada no abdômen ou falta de energia? Ou então nem começou: a preguiça reinou antes, e o "melhor começar na segunda" falou mais alto.

Como começar a correr em 10 passos

Para ajudar você a criar o hábito da corrida de forma saudável e agradável, vamos listar 10 passos que são o suficiente para deixar as desculpas de lado, calçar os tênis e começar a correr.

1. Use camisetas de algodão, que permitam uma boa transpiração (a história de usar moletom para suar bastante é mito e não faz bem), bermudas ou calças de material elástico e tênis específicos para corrida (não muito gastos, de sola boa e adequado a sua pisada).

2. Correr com alguém ajuda a ter a motivação de não parar facilmente. Pode ser outro iniciante também. Existem muitos grupos de corrida, mas você pode chamar um amigo.

3. Direcione seu cotidiano para uma vida mais saudável: alimente-se melhor, reduza as causas de estresse, durma mais, não fume nem beba excessivamente. Isso vai gerar uma energia melhor e reduzir a preguiça.

4. Destine horários específicos para a corrida. Não deixe para quando der tempo ou vontade: faça o seu tempo e puxe a vontade. É disso que a corrida se trata.

5. Para algumas pessoas, o clima de academia impulsiona a vontade de exercitar. Uma opção é correr na esteira, com a vantagem de ter o acompanhamento de um profissional. Se quiser esse acompanhamento sem precisar ficar no mesmo lugar, contrate um personal trainer e corra na rua.

6. Não fique desmotivado com paces (tempo para completar uma distância) ruins. Se precisar começar correndo pouco tempo e em baixa velocidade, tudo bem. O que importa agora é criar o hábito. É impressionante como o corpo se adapta rápido e a evolução nos tempos e na resistência é bastante visível. Isso ajuda muito na motivação para continuar.

7. Não corra no sol forte ou em horários muito quentes: sua temperatura corporal ficará muito alta, a desidratação será mais rápida e você poderá passar mal. 

8. Beba alguma água antes e muita água depois.

9. Na refeição anterior à corrida, dê preferencia para açúcares e carboidratos. Evite gorduras e proteínas - elas vão atrapalhar a performance e não serão usadas como fonte de energia na corrida.

10. Antes da corrida, alongue e aqueça as juntas, especialmente do tornozelo. Mas o principal nesse momento é o aquecimento, então comece caminhando, aumentando a velocidade. Após o treino alongue bem o corpo inteiro, dos pés à cabeça.

Se você esta passando por essa fase de ''inciante da corrida'', ou então quer contar um pouco de como foi sua experiência, deixe aqui seu comentário. 

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