Esporte

08/04/2015 03:53 - Atualizado em 24/11/2016 01:36

Circuito na praia mantém o corpo em forma

Os circuitos combinam diferentes tipos de exercícios e vêm conquistando praticantes.

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Redação

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Bambolês, cones, cordas, elásticos, balizas e vários outros objetos formam um circuito na praia. Em meio a esse cenário, o mar e o céu combinam atividade física com perda de peso e diversão. Existe uma forma mais gostosa de queimar calorias e fazer novas amizades?

Tendência nas praias cariocas, o circuito reúne vários exercícios, que podem ser de musculação, funcionais e aeróbicos. São recomendados para as mais diversas finalidades, desde a recuperação com fisioterapia até o ganho de massa e fortalecimento dos membros. Está a fim de praticar? Saiba mais.

circuito na praia

Os benefícios do circuito na praia

Assim como os esportes realizados na areia, o circuito na praia exige mais dos praticantes. Os exercícios proporcionam um fortalecimento muscular e articular bastante grande, além do alto gasto calórico. Equilíbrio, coordenação motora, agilidade e força também são benefícios proporcionados pelas atividades.

Além da melhora corporal, a mente também tira proveito em um ambiente aberto, rodeado pela natureza e pela integração com outros praticantes. Céu, sol e mar contrastam com os cenários fechados de uma academia ou salão de ginástica, por exemplo.

Porém, o acompanhamento profissional é fundamental na realização de um circuito na praia. Os personal trainers e professores recomendam os exercícios mais adequados para cada pessoa e auxiliam no aquecimento.

Na areia, os riscos de entorses e lesões nos tornozelos e joelhos são maiores, por isso um supervisor é necessário para orientar o aluno como praticar cada atividade da forma correta e mais saudável.

Onde fazer o circuito?

Na composição de um circuito, podem ser feitos diversos movimentos diferentes. Saltos, ziguezagues, deslocamentos laterais, pulos, corridas, giros e várias atividades com ajuda de obstáculos e instrumentos permitem que a musculatura seja fortalecida e o físico, exercitado.

Foi no Rio de Janeiro que o circuito na praia se popularizou, mas o estado do Espirito Santo também promove atividades semelhantes. Vila Velha, por exemplo, possui treinos na praia de Camburi.

A areia e o mar são essenciais para os treinos, elaborados de acordo com o objetivo de cada grupo. As mulheres geralmente buscam trabalhar glúteos e pernas, fazendo exercícios voltados à resistência dos músculos. O abdômen também é beneficiado, em um plano de atividades que combina aeróbico e musculação.

Os homens têm preferência pelo futetreino, uma espécie de treinamento de futebol, que agrega atividades de dribles, saltos e jogadas para tonificar os membros inferiores.

Mas não pense que são apenas os exercícios voltados ao esporte que têm vez no circuito na praia. As técnicas de yoga também figuram nas atividades, trocando o espaço fechado pela natureza. Dessa forma, a mente não é trabalhada apenas na força física, mas também nos sentidos aguçados do meio externo.

Seguindo os preceitos iogues de união e contato consigo mesmo, os instrutores de yoga buscam maior eficiência da prática em comunhão com o mar e a areia.

É necessário estar bem preparado para as atividades. Utilize sempre roupas leves, como shorts e regatas, combinando com tênis adequados. Protetor solar e boné também são indispensáveis para evitar o contato direto do sol no rosto. Lembre-se, também, de não se expor ao sol no período entre 10h e 16h.

Hidrate-se com água sempre antes, durante e depois dos exercícios. Se você pegar mais pesado, pode recorrer à água de coco e aos isotônicos.

Gostou das dicas para o seu treino? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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