Esporte

18/07/2014 08:00 - Atualizado em 02/12/2016 09:44

Chega de esteira: conheça os benefícios da caminhada no parque

Natureza motiva quem opta pela caminhada no parque.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Falta de vontade e motivação é uma das principais razões que levam uma pessoa ao sedentarismo. Ela pode até ter plena consciência dos prejuízos que isso pode lhe trazer, mas não consegue levantar do sofá para fazer exercícios. A caminhada no parque pode ser uma ótima opção para combater quem sofre desse tipo de problema.

Por que optar pela caminhada no parque

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Talvez o melhor aspecto da caminhada é que você tem uma série de opções de lugares para praticá-la. Nossa primeira dica é que você opte pela caminhada no parque ou em outros lugares ao ar livre.

A outra opção seria a esteira de uma academia ou da sua própria casa. Você até pode ter essa preferência, mas a primeira alternativa é a mais completa. Isso porque, caminhando em um solo normal, há influência da pressão do ar, inclinações e irregularidades, que fazem você trabalhar um grupo maior de músculos. Além disso, na esteira há um motor que empurra o chão para trás, fazendo a exigência muscular ser um pouquinho menor.

Outro ponto a favor da caminhada no parque é o contato com a natureza. Se você sofre daquilo que mencionamos no início do texto – ansiedade e estresse devido a uma rotina carregada de obrigações –, então talvez não faça ideia de quão benéfico o contato com a natureza de um parque pode ser para você. Pode ser essa a sensação de paz que você está procurando mas não encontra.

Caminhada no parque sem tédio

Outro problema que faz algumas pessoas terem resistência à caminhada é que essa seria uma atividade muito entediante. Se você pensa assim, agregue a ela uma outra ocupação. Certamente você não poderá realizar simultaneamente uma atividade que exija atenção física, mas você pode ocupar a sua cabeça, e a tecnologia está aí para isso.

Escutar música é o básico: basta colocar o mp3 player no bolso e os fones no ouvido. O tempo vai voar e nem vai parecer que você está se exercitando. Se gosta de notícias, conecte sua rádio preferida no celular.

Outra opção é baixar podcasts para o mp3, assim você aprende enquanto caminha. Mais eficaz do que isso é arranjar um amigo para se juntar a você na caminhada no parque. Assim um incentiva o outro e vocês aproveitam esse momento para colocar as conversas em dia.

Caminhada é exercício para todas as idades

Muitas vezes, a dificuldade tem origem porque temos uma rotina muito atribulada e diversas preocupações na nossa cabeça. Então atividades físicas não são encaradas como obrigações, e sim como lazer ou ocupação de um tempo que poderia ser utilizado para a resolução de algum problema ou atividade mais “útil”. O que é um pensamento falso, já que muitas vezes, quando ficamos em casa, acabamos perdendo boa parte do tempo livre na frente da televisão, por exemplo.

A caminhada é certamente o exercício físico mais recomendado. Isso porque ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades e pesos. É o mais fácil dos exercícios aeróbicos, que utilizam oxigênio na geração de energia para os músculos. Conjugada com uma alimentação saudável, vai fazer você perder peso, além de fortalecer os músculos envolvidos no exercício.

Leia também:

Comece a correr: 10 passos para principiantes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ