Esporte

28/05/2016 01:00 - Atualizado em 31/12/2016 04:38

Chapada Diamantina: Aventure-se em meio à natureza

Região no sertão da Bahia mistura adrenalina e um visual deslumbrante.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Famosa por seu turismo de aventura, a Chapada Diamantina, na Bahia, é um destino para quem adora emoção e adrenalina. Escalada, trekking, rapel, tirosela e diversas outras modalidades atraem aventureiros de todo o mundo.

A cidade de Lençóis é o principal acesso à Chapada Diamantina. Ela fica a 409 quilômetros da capital baiana, Salvador. Com alguns dos cenários mais bonitos do mundo, a região oferece possibilidades para diversos gostos. Para descobrir mais sobre o destino, o Vivo Mais Saudável tem algumas dicas e curiosidades. Vamos conferir?

chapada diamantina

Turismo de aventura na Chapada Diamantina

É na chapada que os aventureiros de plantão encontram os pontos mais altos da Bahia. O Pico dos Barbados possui 2.080 metros de altura. Já o Pico do Itobira, 1.970 metros e o Pico das Almas, 1.958 metros.

Ao redor da região, as bacias dos rios Paraguaçu, Jacuípe e Rio de Contas, acompanhadas pelas centenas de cachoeiras, embelezam ainda mais o cenário. A seguir, você confere algumas atividades imperdíveis na sua visita.

Escaladas

A Chapada Diamatina oferece locais muito bacanas para quem adora escalar. Há empresas especializadas em diversas cidades da região, inclusive com atividades em caverna artificial. Para os iniciantes, o destino oferece locais com um grau de dificuldade menor, possibilitando aprender o esporte.

Tirolesa

As tirolesas na água são um dos grandes atrativos da região baiana. Divertidas e emocionantes, elas podem ser encontradas no Rio Pratinha (Iraquara), no Poço do Diabo (Lençóis) ou no Rio Tiburtino (Mucugê).

Rapel

Quem curte rapel pode escolher o local conforme o grau de complexidade do percurso. Para os mais aventureiros, as descidas das cachoeiras do Buracão, Mila e Gruta do Lapão são opções cheias de adrenalina, com uma média de 40 metros. Já para quem está começando no esporte, os 20 metros de queda d'água do Poço do Diabo são uma alternativa muito popular.

Canoagem

Para aproveitar o cenário deslumbrante, a canoagem no Rio Preto, em Mucugê, é uma das programações imperdíveis. No passeio, os turistas podem se divertir com o esporte e ainda contemplar o visual majestoso da Chapada Diamantina.

Trekking: Aventure-se pelas trilhas

Para quem adora desbravar trilhas e desfrutar de paisagens incríveis, a Chapada Diamantina é o destino ideal. Com uma quantidade imensa de caminhos e atrativos naturais, duas delas estão entre as mais populares: de Vale do Capão a Lençóis e o caminho da Cachoeira da Fumaça, por baixo.

O primeiro trajeto conta com 25 quilômetros e leva cerca de sete horas, presenteando os visitantes com um banho de rio pelo caminho. Já a opção do caminho da Cachoeira da Fumaça é recomendada para quem não tem medo de aventura e está disposto a enfrentar muito esforço físico. O trecho de 20 quilômetros conta com subidas e descidas, além de acampamento na mata.

Você já conhece a Chapada Diamantina? Tem outras dicas de turismo pela região? Compartilhe o artigo e troque ideias com seus amigos! E continue de olho nas dicas de atividade física e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bahia
turismo
esportes de aventura
cachoeira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ