Esporte

27/10/2015 03:17 - Atualizado em 07/12/2016 02:28

Carveboard faz você surfar no asfalto

Modalidade propõe manobras similares às executadas em cima da prancha.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para os surfistas de plantão que não conseguem ir à praia todos os finais de semana, há uma alternativa: o carveboard. O esporte conta com um tipo de skate especial que simula o surfe, mas no asfalto.

A modalidade está ganhando fãs ao redor do mundo e os brasileiros já aderiram à novidade. O skate conta com um shape, dois trucks e quatro rodas maiores que o modelo tradicional. É facilmente dominado por skatistas e surfistas. Já os iniciantes precisam de um pouco mais de equilíbrio.

Entenda o carveboard

A modinha surgiu nos Estados Unidos. A principal diferença para o skate tradicional está no sistema de suspensão com molas e nos pneus de borracha, possibilitando manobras mais complexas sem que o acessório vire com facilidade. Por isso, o esporte começou a chamar a atenção dos surfistas, já que os movimentos mais "cavados" são similares aos feitos em cima da prancha.

praticante de carveboard numa montanha

Para quem ainda não sabe surfar, o carveboard pode ser um bom início. Com ele, o praticante poderá conhecer a movimentação e desenvolver maior consciência corporal, flexibilidade e equilíbrio. Depois, na hora de "dropar" as ondas, o atleta terá mais segurança.

O carveboard se popularizou como uma modalidade de manobras e não, necessariamente, de velocidade. Portanto, na hora de adquirir o seu, leve em conta as suas necessidades. O esporte está se popularizando com rapidez no Brasil, possuindo grupos de treinamento nas principais capitais brasileiras. Além deles, os parques com pista vêm recebendo adeptos.

Entre as principais manobras da modalidade, destacam-se:

- Cavada: curva acentuada em que o shape do skate fica bastante inclinado

- Bottom turn: quando o praticante faz uma curva bastante acentuada, levando uma das mãos ao solo

- Slide: giro rápido no sentido oposto de um possível obstáculo, fazendo com que os pneus derrapem

- Tubo: nome que remete ao surfe dentro de uma onda. No asfalto, o praticante passa por baixo do obstáculo com os joelhos flexionados.

Saiba Mais
Windsurf: Surfe e veleje ao mesmo tempo com o esporte
Conheça o kitesurf, uma opção esportiva para o verão
SUP: Veja dicas para subir na prancha e aproveite

Segurança é importante

Para praticar o carveboard é preciso, antes de tudo, muita responsabilidade. Especialmente para os iniciantes, ter o apoio de alguém experiente contribui para aprender corretamente os movimentos.

Para reduzir os danos em possíveis quedas, o equipamento de segurança do carveboard é fundamental: capacete, luvas, cotoveleiras e joelheiras. Mesmo atletas mais experientes não devem deixar de utilizar o material.

Outro cuidado importante é verificar as condições do local para a prática. Evitar as vias públicas é uma atitude saudável, pois o atleta fica exposto a um grande risco. Escolha parques com pistas de skate ou quadras esportivas para praticar as suas manobras, assim você se diverte sem problemas.

Curtiu a modalidade? Deixe um comentário! E continue ligado nas dicas de saúde e atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
skate
surfe
manobras
segurança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ