Esporte

31/05/2015 10:32 - Atualizado em 10/12/2016 11:00

Capoeira: Caia na roda e fique em forma

O esporte proporciona flexibilidade, força muscular, agilidade e equilíbrio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A capoeira é uma luta brasileira que surgiu no século 17, nas senzalas dos escravos. Hoje, é praticada em escolas e centros especializados. Considerada desde 2014 como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a capoeira traz benefícios para todo o corpo.

A roda de capoeira e o ofício dos mestres capoeiristas tiveram também o reconhecimento do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2008. De acordo com o Ministério da Cultura, a prática está presente em todo o Brasil e em mais de 160 países. Quer saber mais sobre o esporte e seus benefícios? Confira.

Como funciona a capoeira?

Existente desde o período da escravidão no Brasil, a capoeira se tornou esporte a partir do século 20. Os praticantes profissionais da atividade participam de torneios e são habilitados para lecionar a atividade.

capoeira

A roda de capoeira é aberta pelo mestre, considerado especialista por experiência na luta. Ele toca, canta, orienta participantes e vigia para que o jogo não se torne agressivo. Aqueles que jogam permanecem agachados aos pés do berimbau, instrumento próprio da capoeira, antes de ir ao meio da roda, que segue com o jogo entre dois oponentes.

O esporte, apesar de ser uma luta, é muito musical. Durante os jogos, são usados instrumentos que ajudam a dar ritmo e marcação de tempo à roda. O berimbau é o mais importante. Ainda, são utilizados instrumentos de percussão, como o pandeiro, o atabaque, o agogô, o reco-reco e o caxixi, que funciona como um chocalho.

Benefícios da capoeira

A capoeira é uma atividade física que utiliza exercícios dinâmicos de deslocamento do corpo. Ela desenvolve e exercita diversos grupos de músculos de forma rítmica e contínua. Confira mais benefícios:

- Desenvolve a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora

- Estimula a força e a resistência muscular

- Ajuda a diminuir o estresse, por meio da liberação de endorfina

- Trabalha o corpo por inteiro, promovendo uma definição muscular uniforme.

A prática da capoeira faz bem a todas as faixas etárias, incluindo crianças de dois anos e até mesmo idosos, desde que sejam orientados de acordo com suas limitações. A luta não permite agressões e possui pouco contato físico.

Exercite-se

A inatividade física em pessoas acima de 18 anos é um dos indicadores utilizados pelo Ministério da Saúde para monitorar fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Entre elas estão o câncer, o diabetes e a hipertensão.

O sedentarismo é tão grave quanto o tabagismo e a obesidade e pode reduzir a expectativa de vida. De acordo com um estudo divulgado em 2012 pelo periódico Lancet, são previstas 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo em decorrência desse mal.

A pesquisa produziu um perfil de atividade física no mundo e apontou que, no Brasil, 49% da população é inativa, ou seja, realiza menos de 150 minutos de atividades de intensidade moderada por semana.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
luta
tradição
flexibilidade
força muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ