Esporte

11/08/2015 02:02 - Atualizado em 22/11/2016 02:06

Canyoning: Esporte de aventura oferece contato com a natureza

Explore rios, canyons e cachoeiras e aproveite toda a adrenalina do esporte que está conquistando cada vez mais adeptos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você é fã da natureza e adora explorar lugares radicais? Então o canyoning tem grandes chances de encantar você. O esporte envolve a exploração do ambiente de canyons e rios, e a ideia principal da atividade é escalar e descer cachoeiras usando a técnica do rapel.

Disciplina e preparo são fundamentais para a prática do canyoning. A técnica pode ser muito perigosa se executada de maneira errada e, por isso, deve ser orientada por um profissional e contar com todos os equipamentos de segurança.

canyon

Entenda o canyoning

O esporte teve origem na Europa, no final da década de 70. No Brasil, o esporte ganhou espaço no início dos anos 90 e hoje ocupa posição de destaque entre os países praticantes do esporte. Isso se deve às boas condições geográficas e climáticas do país.

No Brasil, alguns locais famosos para a prática são os canyons da Serra Geral, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Chapada Diamantina, na Bahia, Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e a Serra do Mar, em São Paulo.

Mais do que apenas praticar o rapel, o canyoning propõe a exploração dos rios, seguindo seus desníveis e curso. Apesar de muita gente considerar o esporte apenas uma atividade de lazer, a sua popularidade tem aumentado e causado curiosidade entre os aventureiros de plantão.

Segurança e preparo

Mesmo quem está acostumado a acampar ou se aventurar por trilhas fechadas deve ter cuidado na hora de praticar o canyoning. Esse esporte não está ausente de riscos e precisa ser levado a sério, a fim de evitar acidentes graves.

O risco de quedas ou dificuldade de locomoção são alguns dos desafios encarados pelos esportistas. Para garantir sucesso na prática, é preciso bom preparo físico, equipamentos de segurança de qualidade e, preferencialmente, um profissional que conheça a região e possa indicar cuidados específicos.

É preciso ter consciência que o esforço físico colocado na atividade é bastante acentuado e, por isso, treinamento e preparação são importantíssimos para garantir sucesso no esporte.

Atividades físicas refletem na saúde

A prática regular de esportes e atividades físicas reflete positivamente na saúde de qualquer pessoa. Manter o corpo em movimento garante maior fortalecimento dos músculos, melhora da circulação sanguínea e um sistema imunológico mais preparado para encarar diferentes doenças.

Além disso, a melhora na qualidade de vida também é um ponto-chave na prática de exercícios variados. No canyoning, em especial, o atleta estará envolvido por cenários paradisíacos e desfrutará de muita adrenalina na hora de escalar cachoeiras e trilhas.

Você acha que o canyoning combina com o seu estilo de vida? Já praticou o esporte? Conte sobre a sua experiência e divida sua opinião com outros aventureiros.

TAGS
rapel
aventura
canyons
esportes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ