Esporte

21/05/2015 08:06 - Atualizado em 09/12/2016 12:37

Canoagem pode melhorar o seu condicionamento físico

Saúde e bem-estar também saem fortalecidos com a prática das diferentes modalidades da canoagem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você gosta de esportes e procura uma modalidade para fugir do lugar comum de sempre, a canoagem pode ser uma excelente opção para você.

Embora venha conquistando adeptos em tempos recentes, esse esporte náutico que utiliza a canoa para se locomover na água é bastante antigo. Em 1936, passou a integrar os Jogos Olímpicos.

Como atividade física, a prática é recomendada a pessoas que sofrem de pressão alta e com altos níveis de glicose na corrente sanguínea. Além disso, proporciona uma integração maior com a natureza por ser realizada em rios, principalmente. Saiba mais sobre a canoagem a seguir e veja como ela pode beneficiar sua saúde.

canoagem

Canoagem permite maior qualidade de vida

De acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pessoas que deixaram o sedentarismo para começar atividades ao ar livre, em rios, praias e parques, diminuíram uma quantidade significativa de colesterol e glicose no sangue.

Segundo esse estudo, os benefícios aparecem em 60 minutos de atividades diárias, três vezes por semana. O segredo? Contato com a natureza, ar puro e sensação de paz. Quem se exercita ao ar livre, consegue focar apenas no corpo e conquista uma melhora no condicionamento físico.

A canoagem traz ainda benefícios para a visão (em razão da distância do olhar no horizonte), para a postura (em função dos movimentos com o remo) e aparece na tonificação muscular, combatendo o excesso de peso. No dia a dia, é possível perceber um aumento da disposição e da produtividade, aumentando o fôlego, a agilidade e a flexibilidade do corpo.

O coração também trabalha de forma mais eficiente, o que garante um sono melhor. Isso sem falar no combate ao estresse, que também é proporcionado pelo esporte.

O sistema imunológico também é fortalecido, o que gera uma menor propensão a doenças, cardiopatias, osteoporose, hipertensão arterial, doenças respiratórias, problemas de circulação, obesidade e diabetes.

Modalidades da canoagem

Existem diferentes formas de praticar a canoagem. O esporte possui modalidades específicas, mas todas requerem preparo físico, conhecimento de remos e força muscular, principalmente nos braços.

Velocidade

Esse modo é o mais comum, sendo disputado em canais com dois quilômetros de distância. Em Jogos Olímpicos, os percursos possuem 500 metros e um quilômetro, com competições de um, dois ou quatro canoístas por canoa.

Slalom

Os percursos dessa modalidade possuem de 250 a 300 metros, sendo que os canoístas precisam passar por 18 ou 25 portas. O menor número de erros em um menor tempo é o que garante a vitória.

Oceânica

As embarcações são especiais para prática marítima. O objetivo é passar pelos percursos dentro do oceano, o que torna a modalidade mais difícil.

Maratona

Os percursos são maiores que 15 quilômetros, em uma competição que requer muito esforço físico e resistência.

Caiaque-polo

Essa competição envolve duas equipes, que usam canoas para se movimentar no local de jogo. A disputa ocorre em lagos, rios ou piscinas, objetivando a marcação do maior número de gols possível.

Freestyle

Nessa modalidade, os canoístas realizam manobras e movimentos diversos nas ondas de rios, dentro de um espaço pré-estabelecido de tempo. As manobras contabilizam pontos para o competidor.

Gostou de conhecer mais sobre a canoagem? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
condicionamento
flexibilidade
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ