Esporte

23/07/2014 12:00 - Atualizado em 05/12/2016 06:53

Caminhar na rua ou na esteira: veja vantagens e desvantagens

Caminhar na rua ou na esteira depende de vários fatores, como o seu condicionamento.

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Redação

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Caminhar na rua ou na esteira, eis a questão. Se você já se deparou com esta dúvida, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas ficam indecisas na hora de escolher o local onde irão praticar sua caminhada ou corrida.

É melhor caminhar na rua ou na esteira?

Por existirem tantas dúvidas quando o assunto é caminhada, falaremos das vantagens e desvantagens de cada modalidade. Assim ficará mais fácil para você se decidir entre caminhar na rua ou na esteira.

Se você pensou em fazer um comparativo para descobrir se é melhor caminhar na rua ou na esteira, saiba que não existe uma forma superior à outra. Existe, sim, um tipo que irá ser mais adequado para cada pessoa, dependendo também de cada caso.

Foto: Shutterstock

Caminhada na rua resulta em maior gasto calórico. Foto: Shutterstock

Por exemplo, se você dispõe de pouco tempo e precisa estar pronto para trabalhar ou estudar logo após o exercício, na hora de decidir se é melhor caminhar na rua ou na esteira talvez a opção mais viável para você seja a esteira. Essa escolha fará com que você não perca tanto tempo ao se afastar de casa ou da academia para fazer sua caminhada.

Já a pessoa que tem a possibilidade de ir mais longe para praticar sua caminhada pode optar pela rua. É importante lembrar que caminhar na rua exige uma boa dose de atenção ao trânsito para evitar acidentes. O ideal é sempre utilizar roupas e calçados adequados.

Queima calórica é maior ao caminhar na rua ou na esteira?

Sim. Quando caminhamos na esteira, quem empurra o chão para trás é o motor. Quando estamos na rua, é a nossa perna que faz força. Isso significa que os músculos acabam sendo mais trabalhados ao caminharmos na rua.

Além disso, quem caminha em calçadas está sujeito a enfrentar mais inclinações do solo e irregularidades, o que provoca uma maior ativação dos músculos do tornozelo, joelho, quadril e coluna. Portanto, o esforço muscular tende a ser maior em comparação com a caminhada na esteira e, consequentemente, o gasto calórico também.

Mas é possível alcançar, na própria esteira, um efeito muito parecido. Basta aumentar a inclinação da máquina em 1% e pronto! O gasto calórico será muito semelhante ao gasto obtido na rua.

Vantagens da esteira

Foto: Shutterstock

Esteira oferece menor risco de lesões de impacto. Foto: Shutterstock

Caminhar na esteira também tem suas vantagens. Por não sofrer com as irregularidades do solo, a pessoa que opta por se exercitar na esteira tem menos risco de sofrer impactos que causem lesões. Além disso, é possível controlar melhor a intensidade da caminhada, incluindo velocidade e frequência.

Para caminhar na esteira, você não vai precisar se preocupar com o tempo: faça chuva ou faça sol, a esteira estará sempre lá. Outra vantagem é poder acompanhar as respostas do organismo pelo monitor de frequência cardíaca.

Independente da opção que você escolher, é importante ressaltar que caminhar na rua ou na esteira requer orientação de um educador físico. Apesar de ser uma atividade fácil e bastante acessível, a longo prazo podem surgir problemas articulares e dores se você não estiver realizando a caminhada da forma correta.

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

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caminhada
exercício físico
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