Esporte

19/04/2015 09:07 - Atualizado em 06/12/2016 12:44

Caminhada e corrida proporcionam benefícios diferentes

Atividades físicas previnem doenças e garantem uma vida mais saudável. Escolha a sua.

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Redação

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Quer começar uma atividade física, mas não sabe qual é a ideal para você? Entre caminhada e corrida, ficou na dúvida sobre qual a melhor? As duas são excelentes formas de manter o corpo trabalhando, mas seus benefícios e recomendações são diferentes para cada pessoa.

Por exemplo, pessoas que não estão acostumadas a exercícios e levam um padrão de vida sedentário devem escolher a caminhada para começar. A intensidade faz toda a diferença para iniciantes que precisem deixar o corpo adaptado a uma nova rotina. Venha conhecer mais diferenças entre caminhada e corrida e escolha qual vai praticar.

caminhada e corrida

Como escolher entre caminhada e corrida?

Para quem deseja evitar ou mesmo tratar doenças como a hipertensão, a caminhada é o exercício mais recomendado, pois não exige tanto da capacidade cardiorrespiratória. Aqueles que já possuem aptidão e melhor resistência física, porém, podem partir direto para a corrida.

Em caso de dores nos músculos ou ossos, correr pode ser perigoso, então siga caminhando até que seu corpo esteja preparado.

Pessoas sedentárias devem começar pela caminhada porque o organismo não resiste à forte intensidade logo de início. Com o passar do tempo, já é possível aumentar a velocidade e combinar caminhada e corrida, alternando uma e outra conforme o corpo aguenta.

Pretende perder peso ou apenas manter uma vida saudável e ativa? As duas opções de exercícios são válidas, mas, como a caminhada é mais leve, pode servir para deixar o corpo em forma. Já o emagrecimento exige alimentação equilibrada, que é potencializada com corridas.

No entanto, antes de começar a correr, você precisa analisar seu estado físico. Cada pessoa tem um ritmo diferente e é muito importante respeitá-lo. Para quem está acima do peso, não pratica exercícios há muito tempo, fuma ou tem algum problema respiratório, o ideal é começar mais devagar.

Os benefícios de cada atividade

Antes de subir na esteira ou ir para a rua, compare como caminhada e corrida podem contribuir para sua saúde. Os médicos recomendam que a frequência dessas atividades seja de, no mínimo, duas vezes por semana, em períodos de 40 minutos.

Corrida

Se você for praticar uma hora de corrida, contando com pausas para caminhar, pode queimar até 500kcal. Além disso, ela melhora o metabolismo e as capacidades cardíacas e respiratórias. Você queima gordura rapidamente e substitui a flacidez por massa magra, ganhando mais músculos.

Para aqueles que desejam emagrecer, em algumas semanas já é possível perceber os resultados, principalmente nas medidas. Porém, lembre que a corrida deve ser um processo lento, que inicia na caminhada. Pessoas com hipertensão e outros problemas cardíacos devem consultar o médico antes.

Caminhada

Durante uma caminhada, é liberada a serotonina, substância que promove o bem-estar. Enquanto isso, seu pulmão é fortalecido e fica limpo de impurezas, ao mesmo tempo em que você melhora a circulação de sangue.

Caminhar também garante ossos mais saudáveis e previne osteoporose. Na rua ou na esteira, enquanto caminha você garante proteção contra diabetes, depressão, infartos e derrames, afinal o exercício também faz bem para o cérebro.

E então? Decidiu o que vai ser? Caminhada, corrida ou os dois? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem novidade sobre atividade física aqui no Vivo Mais Saudável. Aproveite, também, para conferir nosso especial Você Mais Saudável - Corpo.

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