Esporte

15/09/2015 10:23 - Atualizado em 10/12/2016 03:58

Bungee jumping: Aventure-se nas alturas

Esporte aposta na queda livre com apoio de uma cabo elástico preso ao corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A sensação de liberdade absoluta é um dos grandes incentivos para os aventureiros de plantão buscarem o bungee jumping. O esporte aposta no salto de lugares altos (jumping) com o praticante preso por um cabo elástico (bungee) nos tornozelos ou na cintura.

A descarga de adrenalina durante o salto no vazio conquista milhares de adeptos ao redor do mundo. Há até quem cruze diferentes países em busca de novos destinos para saltar e desafiar os próprios limites cada vez mais.

Segurança é essencial no bungee jumping

No alto de barragens, pontes e prédios, o esportista é preso aos equipamentos de segurança. Depois, deve se aproximar da beirada do local, momento em que ocorre a contagem e o salto. Até o instante do pulo, profissionais ficam ao lado do saltador para orientá-lo.

bungee jumping numa represa

Os aventureiros são brindados pela sensação de queda livre até que a corda chegue ao limite e ocorra o tranco, o impacto do final do salto. O equipamento de segurança aguenta um tranco de até 12 mil quilos, com 200% de elasticidade, assim o saltador não sente um impacto tão grande.

Existem tipos diferentes de salto de bungee jumping. Além do tradicional, em que a corda é presa no tornozelo e na cintura do saltador, existe também o salto pela cintura e pelo peito, no qual o indivíduo fica na posição sentada ao final. Este último é especialmente recomendado para iniciantes.

O esporte de aventura promete ser uma experiência inesquecível. Porém, a modalidade exige cuidados importantes para garantir a segurança do esportista.

Equipamento de qualidade e conhecimento sobre o esporte são fundamentais para que o salto ocorra de forma segura. Por isso, ao escolher um local para saltar, é importante pesquisar recomendações e se certificar de que a área possua todas as autorizações dos órgãos reguladores para a prática do esporte.

O esporte não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos e indivíduos com lesões nos membros ou na coluna.

Saiba Mais
Corrida de montanha exige preparo físico
Rapel: Saiba como praticar esse esporte de aventura
Esporte de aventura, trekking é opção na 3ª idade

Conheça os bungee jumps mais altos do mundo

O maior bungee jump do mundo, atualmente, fica nos Estados Unidos, no estado do Colorado, localizado na Royal Gorge Bridge. Os esportistas encaram uma altura de 321 metros. Em segundo lugar está a Torre de Macau, na China, com 233 metros. Já a barragem Contra Dam, na Suíça, ocupa a terceira posição, com 220 metros de altura.

A lista é seguida pela Bloukrans Bridge Bungy, na África do Sul, com 216 metros, pela Europabrücke Bridge e pela barragem Kolnbrein Dam. Essas últimas ficam na Áustria e têm 192 e 169 metros, respectivamente.

No Brasil, alguns dos destinos famosos são a Ponte Férrea, em São Paulo, com 53 metros de altura, a represa de Mariporá, também em São Paulo, com 50 metros, e São José dos Pinhais, no Paraná, com um salto de 42 metros.

Você se aventuraria num salto desses? Se você já passou por essa experiência, não deixe de comentar e compartilhar a sua opinião com outros leitores do Vivo Mais Saudável! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física e esportes de aventura.

TAGS
salto
queda livre
esporte de aventura
esporte ao ar livre

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ