Esporte

23/09/2014 10:21 - Atualizado em 03/12/2016 11:01

Boxe oferece treino intenso que emagrece e combate o estresse

Opção nas academias, boxe queima muitas calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Por muitos anos, o boxe foi considerado um esporte de força bruta, exclusivamente voltado para as competições. Por conta disso, a prática atraía uma parcela muito maior de homens do que de mulheres.

Hoje, no entanto, a realidade é diferente: os benefícios do esporte à saúde se difundiram, e o boxe se popularizou. A possibilidade de treinar em academias sem foco na competição e as promessas de emagrecimento e redução do estresse levaram muitas mulheres a se despirem do preconceito e colocarem as luvas.

boxe

Benefícios do boxe à saúde

Durante os treinos, o aluno também é submetido a exercícios de explosão e impacto, como socar os sacos de areia. Esse tipo de atividade fortalece a musculatura dos ombros, peito, costas e braços. Entre os benefícios para a saúde, estão:

– Melhorias na resistência muscular

Definição de pernas, braços e panturrilhas

– Afinamento da cintura, pois os movimentos trabalham muito o abdômen

– Fortalecimento da musculatura lombar, corrigindo desvios posturais

– Aumento da capacidade cardiorrespiratória

– Estímulos à coordenação motora e à agilidade.

Alívio do estresse

Muito praticado durante a noite, o boxe atrai pessoas interessadas em aliviar o estresse do dia de trabalho ou mesmo da semana, levando para o ringue todas as frustrações do dia a dia. Ao esgotar as energias no saco de pancada e nos exercícios de intensidade, há a sensação de alívio do stress, que também está associada à liberação de endorfina.

Outro fator que contribui para a diminuição do estresse é o fato de que o esporte é encarado como uma prática divertida pela maioria de seus praticantes. É normal que o aluno pegue gosto pelo esporte e encare a aula não como uma obrigação - como seguidamente acontece com a musculação - , mas como lazer.

Menos estresse significa uma vida mais saudável, um dia-a-dia mais bem humorado, mais apetite e, principalmente, uma noite de sono melhor.

Emagreça com o boxe

Durante uma aula de boxe com duração de uma hora e meia (horário padrão adotado por muitas academias), o aluno pode perder entre 800 e 1000 calorias. Se a prática do esporte for acompanhada de uma alimentação equilibrada e balanceada, o resultado será a perda de peso. É também em função do emagrecimento que muitas mulheres adotaram o esporte, a fim de manterem um corpo esbelto durante todo o ano.

História do boxe

O boxe surgiu na Inglaterra em meados do século XVIII. Em sua origem, o esporte era praticado com as mãos nuas e praticamente não havia regras específicas, o que tornava os combates brutais. Com o tempo, as luvas foram exigidas, o esporte entrou para o quadro olímpico e o ringue e os intervalos de tempo foram criados. O aprimoramento das regras profissionalizou o esporte, que gerou ídolos mundiais, como Muhammad Ali, Roy Jones e Mike Tyson.

No Brasil, o esporte surgiu em 1913, na cidade de São Paulo. O primeiro boxeador de brasileiro de destaque foi Ditão, que ganhou notoriedade em 1922. Os dois maiores ídolos no Brasil são Maguila e Acelino Freitas, o Popó.

E aí, gostou das dicas? Diga o que achou nos comentários! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
luta
esporte
atividade física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ