Esporte

10/09/2014 03:02 - Atualizado em 07/12/2016 08:06

Boliche tonifica os músculos e queima calorias

Boliche pode colaborar com a tonificação dos músculos se for praticado de forma intensa.

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Redação

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Reunir amigos para jogar boliche é um momento de descontração e lazer. Quando o esporte é praticado por mais de três vezes na semana, porém, existem benefícios como qualquer outro exercício físico. Em uma hora de jogo, é possível queimar até 200 calorias.

No entanto, é preciso manter distância dos salgados e cervejas que costumam cercar os competidores nestes ambientes para perceber os resultados. Ao combinar movimentos de braços e ombros para lançar a bola, o esporte acaba contribuindo à definição dos músculos dos membros superiores.

Pernas tonificadas com o boliche

As pernas, sobretudo o quadríceps, acabam sendo trabalhadas por conta das acelerações e frenagens feitas na pista para acertar o alvo. O resultado, portanto, é a tonificação muscular.

boliche

Além das possibilidades de melhoria corporal, crê-se que o boliche é capaz de gerar igualmente benesses à mente dos indivíduos. Quem pratica o esporte desenvolve sua autoconfiança, uma vez que alguma crença em si mesmo é requerida em cada jogada

Também se desenvolve o planejamento, já que cada lance precisa ser premeditado, considerando também as apostas dos colegas; a concentração, essencial para os bons arremessos; e o autocontrole, tendo em conta que os pinos só são derrubados por bolas lançadas de forma calma e precisa.

Dicas para iniciantes no boliche

1 - Utilizar bolas que não ultrapassem 10% da massa corporal, assim evitam-se danos à coluna.

2 - Posicionar os dedos corretamente, ou seja, o médio, o anelar e o polegar nos orifícios da bola. A maneira como se segura a esfera pode influenciar no arremesso.

3 - Antes de atirar a bola, veja a distância que irá percorrer na pista.

4 - Utilize a mão que está livre para apoiar a parte de baixo da bola.

5 - Mire o pino do meio.

6 - Movimente o braço como se fosse um pêndulo. Isso o ajudará a tonificá-lo caso jogue boliche com frequência.

7 - Solte a bola, sem empurrá-la. Ao deixá-la sair deslizando pela pista, você terá mais possibilidades de que ela atinja os pinos centrais.

História

Há registros que indicam que o boliche – ou uma prática muito similar a ele – teria sido praticado já em 3.200 A.C. Mesmo assim, as primeiras regras para o esporte só foram formalizadas em 1895, por iniciativa dos Estados Unidos.

Acredita-se que este seja o segundo esporte mais praticado no mundo, atrás apenas do futebol. Há cerca de 100 milhões de pessoas adeptas do bowling, arriscando jogadas em mais de 260 mil pistas espalhadas por mais de 90 países.

O jogo, para os que apenas despertam o interesse, consiste em 10 lances, onde cada jogador tem o direito de arremessar a bola duas vezes por jogada. Cada pino derrubado equivale a um ponto.

Quando todas as bolas são derrubadas no primeiro arremesso, marca-se o famoso strike, que equivale a 10 pontos e dobra a pontuação das duas jogadas seguintes. O grande segredo é jogar a bola o mais rente à pista possível, do contrário desvia-se a esfera para os vãos e deixa-se de acertar os pinos.

Enfim, com regras bastante acessíveis e com a possibilidade de livrar-se de algumas calorias, além de revigorar a musculatura, o boliche pode ser uma solução divertida e eficaz para os que não apreciam a rotina das academias, por exemplo.

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