Esporte

29/05/2014 09:00 - Atualizado em 13/11/2016 10:11

Benefícios de atividades físicas na infância

Atividade física ensina a criança a ter pontualidade, cuidados com uniforme e acessórios e desenvolve muitas outras qualidades.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vida mais saudável, crescimento ósseo e muscular mais forte, melhor aprendizado, maior resistência do organismo a uma série de doenças. Praticar esporte diverte, socializa e ajuda a afastar as crianças da TV. Segundo dados do IBGE, a criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo com média de 4 horas e 51 minutos por dia.

Que tal estimular a garotada a praticar alguma atividade física? A criança aprende a ter pontualidade, cuidados com uniforme e acessórios e desenvolve muitas outras qualidades. O ideal é que ela possa experimentar mais de um esporte para que haja identificação. Assim, não será uma obrigação.

 

Veja abaixo algumas atividades e seus benefícios:   

Dança

Trabalha coordenação motora, aumenta flexibilidade, melhora postura, dá maior consciência corporal e noções de espaço. Além de envolver musicalidade, ritmo e criatividade. As coreografias exigem concentração e exercitam a memória.

Artes Marciais

Esportes como judô, karatê, kung fu são ótimos para canalizar energia de crianças hiperativas, desenvolver os reflexos e exercitar a paciência. Lutas também lidam com princípios morais e hierarquia. A criança aprende a ter disciplina, respeito, autodomínio e integridade.

Natação

Melhora principalmente a capacidade cardiorrespiratória, o tônus muscular e as percepções tátil, auditiva e visual. Por ser na água, um ambiente novo, envolve relação de confiança com o professor e os colegas.

Esportes em grupo

Em esportes coletivos há o aprendizado da ajuda mútua, da cumplicidade, do esforço em equipe para alcançar o resultado. O apoio mútuo gera sentimento de inclusão.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ