Esporte

09/03/2015 01:40 - Atualizado em 26/07/2016 03:07

Aventure-se no motociclismo: Saiba mais sobre esse esporte

O motociclismo é um esporte para quem curte velocidade e gosta de superar obstáculos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O motociclismo é uma modalidade esportiva para quem gosta de velocidade. As acrobacias nas motocicletas são o principal atrativo das competições. Conheça mais sobre esse esporte e veja quais são as principais modalidades praticadas atualmente.

motociclismo

Conheça a história do motociclismo

Em 1790, o Conde de Sivrac, na França, começou a explorar as potencialidades de um protótipo com motos. Ele uniu duas rodas de mesmo tamanho e as colocou sob uma tábua de madeira, chamando o invento de celerífero. Entre o círculo de jovens da época, foi um sucesso enorme.

Depois de 27 anos, o Barão Drais deu nova forma ao projeto, colocando um eixo para guiar a roda da frente. A partir de então, o celerífero se tornou um veículo que passou a ser chamado de draisienne.

No século 19, a Europa fervia com a Revolução IndustrialFoi Gottlieb Daimler, um alemão, que conseguiu utilizar a engenharia de um motor móvel para criar um veículo de motociclismo. Trabalhando exclusivamente em projetos próprios, ele e um parceiro, Wilhelm Maybach, conseguiram fazer da gasolina um combustível para a máquina.

Depois disso, novos engenheiros e técnicos aprimoraram a motocicleta. John Boyd Dunlop, um francês, inventou o pneu de borracha e Heinrich Hildebrand e Alois Wolfmuller motorizaram o invento, fazendo com que ele chegasse a 60km/h.

As corridas típicas do esporte começaram a ocorrer no final do século 19. Na Inglaterra, elas eram conhecidas como motorcycle scrambles (ou disputa de motocicletas, em português). No ano de 1904, foi fundada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, os primeiros campeonatos só foram disputados depois da Segunda Guerra Mundial.

Principais modalidades do motociclismo

Existem diferentes categorias de motociclismo. Entre as mais conhecidas estão o motocross e o supercross, corridas que envolvem milhares de praticantes em todo o mundo.

O motocross talvez seja a forma mais popular de motociclismo. É uma corrida feita dentro de um circuito fechado, com diversos obstáculos naturais e pontos de ultrapassagem. Nessa modalidade, pilotos iniciantes são incentivados a participar e praticar suas manobras, adquirindo mais experiência e perdendo a ansiedade.

No supercross, a corrida é também um espetáculo. A pista dinâmica é curta e tem uma quantidade maior de rampas, que são elaboradas por especialistas. Com um tempo de bateria reduzido, os praticantes são mais selecionados. Foi criado nos Estados Unidos como uma variação do motocross.

O freestyle motocross surgiu a partir do gosto dos motociclistas por saltos e manobras acrobáticas. Dessa forma, a modalidade explora a execução de pulos e apresentações, sem se preocupar com corridas ou velocidade.

Além do freestyle motocross, uma outra categoria de quem pratica esportes com a moto é o moto trial, uma forma de experimentar diferentes acrobacias. No chão, diversos obstáculos são distribuídos e os motociclistas precisam passar por eles. Galões, pedras, escadas, cones e outros objetos são posicionados para que o participante pule, salte e gire entre eles.

O espaço da pista geralmente é pequeno e o objetivo é não colocar os pés no chão.

Aprendeu mais sobre o motociclismo? Então deixe um comentário! E concorra agora a um smartphone Sony Xperia enviando um zap para o Vivo Mais Saudável. Adicione (21) 96702-5151 nos contatos do seu celular e responda: "Como um app pode ajudar você a ser mais saudável?". Saiba mais aqui.

TAGS
esporte
motocross
motocicleta
velocidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ