Esporte

14/01/2015 04:20 - Atualizado em 29/11/2016 06:54

Automobilismo: Saiba como praticar esse esporte

O kart é uma opção divertida e acessível para iniciar sua carreira no automobilismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem é fã de assistir corridas, com certeza já se imaginou dirigindo uma daquelas máquina potentes. Subindo a velocidade e encarando desafios que jamais enfrentaria em uma rodovia normal, a paixão pelo automobilismo pode começar a ser vivida a partir de aulas de direção. Confira como praticar e descubra os benefícios de fazer um curso de piloto.

Como começar no automobilismo

Acessível até para crianças, o kart é um esporte fácil de encontrar e que serve de iniciação para o mundo do automobilismo. É na modalidade que se aprende todos os detalhes, que vão das formas de se fazer uma curva perfeita até como disputar um lugar com outro piloto na pista. O kart pode ser um esporte divertido até para quem já tem anos de experiência com a sua carteira de motorista.

automobilismo

Para correr de kart com os amigos, você necessita juntar de 12 a 20 possíveis pilotos. O agendamento deve ser feito antes com a equipe que administra a pista de kart. É importante que você verifique se o local disponibiliza macacão, balaclava, luva, capacete, protetor de pescoço e costelas - itens fundamentais para a sua segurança.

As disputas costumam durar de 20 a 25 minutos e todos participantes devem ter mais de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É proibida a ingestão de bebidas alcoólicas antes da corrida.

Benefícios e limites do automobilismo

Esporte coletivo, o automobilismo é mais do que uma descarga de adrenalina. Ao oferecer momentos de diversão e interação social, a modalidade é um aliada para afastar de vez o estresse. Pisar fundo no acelerador, disputar espaços apertados com outros veículos, tudo aquilo que as ruas da sua cidade não permitem, mexem com o emocional de qualquer pessoa.

Mas é aí que é preciso ver o esporte dentro de um limite. Aspectos de segurança não podem ser negligenciados para que a prática não se transforme em momentos desagradáveis. Um momento de diversão pode, em poucos segundos, ganhar ares de tensão em razão de um acidente.

automobilismo

Diferente do que muitos pensam, pilotar é muito diferente do que dirigir um carro. Com curvas acentuadas e uma velocidade acima do que você está acostumado, é preciso ter pulso firme e capacidade de reação, ou seja, tomar uma atitude antes que alguma coisa ruim aconteça e, claro, tempo para praticar.

Se você gosta do esporte, mas não tem coragem de sentar em um carro de corrida, a melhor forma de se divertir pode ser apostar nos jogos de videogame. No brinquedo, você compartilha momentos felizes com a sua família e amigos, cria campeonatos e divisões específicas. Quem sabe não é a sua forma de viver a paixão pelo automobilismo?

Conheça a CBA

A Confederação Brasileira de Automobilismo conta com 18 federações estaduais e mais de oito mil pilotos cadastrados. Eles regulamentam 24 campeonatos nacionais - os campeonatos regionais são regulamentados pelas federações estaduais.

Turismo e Fórmula, dois carros característicos do automobilismo, se diferem por alguns detalhes. Enquanto o primeiro é um veículo de rua transformado para as competições, o segundo foi criado para correr em corridas e não são vistos em rodovias.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
veículos
adrenalina
segurança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ