Esporte

12/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 04:31

Autoconhecimento e flexibilidade são benefícios da yoga para crianças

Com adaptações, yoga para crianças pode ser divertida e estimulante.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A yoga é uma prática milenar que une exercícios de alongamento com meditação. Trata-se de uma união perfeita para quem quer trabalhar o corpo e a mente ao mesmo tempo. O que poucos sabem é que a yoga para crianças pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos.

Descubra a yoga para crianças

A yoga está ligada à filosofia hinduísta e teve origem na Índia. Os benefícios da yoga são vários, como o alívio de doenças respiratórias, dor nas costas, estresse e doenças psicossomáticas; auxílio na perda de peso e desordens no aparelho digestivo; melhora no sistema cardiovascular, funcionamento das glândulas endócrinas e autoestima; benefícios ao sistema nervoso central; ajuda na definição corporal sem criar hipertrofia; aprimora a concentração, memória e paz interior.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Você tem filho pequeno e gostaria que ele aproveitasse também esses benefícios? Não há problema. Na verdade, essa pode ser uma excelente ideia. Existem aulas de yoga para crianças, especialmente direcionadas a aproximar os pequenos desse universo, da maneira mais adequada.

Como envolve conceitos filosóficos que até mesmo um adulto pode demorar a compreender plenamente, as aulas de yoga para crianças acontecem de uma maneira um pouco diferente, de forma criativa. Os professores lançam mão de histórias e atividades lúdicas, de acordo com a idade dos alunos. As posturas ensinadas, por exemplo, são associadas a elementos da natureza para facilitar o aprendizado. Crianças que completaram cinco anos já podem começar as aulas.

A prática de yoga para crianças a é uma excelente maneira de promover o seu crescimento saudável. Os principais pontos positivos da yoga na infância são o aumento da sua capacidade de concentração, relaxamento; melhora na flexibilidade e equilíbrio físico e mental. Além disso, desenvolve a autoestima e autoconfiança do jovem, que tem nas aulas uma bela oportunidade de conhecer o corpo e suas emoções, amadurecendo a mente e o físico em pleno equilíbrio.

Esses valores, de tranquilidade e quietude mental, são cada vez mais difíceis de desenvolver em uma criança, já que elas recebem praticamente uma overdose de informações, se levarmos em conta a escola, educação dos pais, televisão, livros e revistas, videogame e computador. Os meios eletrônicos, principalmente, hiperestimulam os jovens, que podem crescer agitados ou com dificuldade de concentração, distraindo-se com muita facilidade – o que pode ser um grande problema na escola e em seu desenvolvimento intelectual.

Posturas da natureza na yoga para crianças

Entre as posturas ensinadas na yoga para crianças, muitas imitam os animais e elementos da natureza:

- Elefantinho: locomove-se de maneira relaxante e tranquila, transmitindo sensação de calma.

- Tartaruga: recolhe-se mergulhando em uma condição de paz interior, fortalecendo e relaxando os músculos.

- Gato: espreguiça-se relaxando o corpo e estimulando a flexibilidade.

- Cobra: quando as crianças imitam sua postura de estar prestes a dar o bote, estimulam a concentração, determinação e confiança.

- Balancinho: com um movimento pendular e o corpo relaxado, desperta na criança uma sensação de alegria e fluidez em seu coração.

- Peixe: a postura faz o pequeno se sentir leve, como se estivesse flutuando ou mergulhando. A postura aumenta a sua capacidade respiratória, fator que está diretamente ligado ao equilíbrio emocional.

- Árvore: postura ajuda a desenvolver o equilíbrio físico.

- Sol: condição na qual a criança reconhece a energia vital e permita que ela se espalhe por todo o seu corpo.

Se você se interessou pela nossa matéria e quer deixar uma opnião ou uma possível experiência, deixe o seu comentário.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ