Esporte

16/02/2015 04:20 - Atualizado em 04/12/2016 04:42

Atletas vegetarianos possuem desempenho inferior? Descubra

Alimentação dos vegetarianos deve ter cuidados redobrados para a prática de atividades físicas.

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Redação

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O vegetarianismo pode ser uma maneira de adotar um cardápio mais saudável, ou mesmo fazer parte de uma filosofia de vida. Porém, os vegetarianos podem ter dificuldades na hora de praticar alguma atividade física. Isso porque a ingestão de carnes é uma das maneiras mais eficientes de garantir força e resistência muscular.

As proteínas, essenciais para o desenvolvimento dos músculos, são encontradas principalmente nas carnes vermelhas e brancas. Além disso, produtos de origem animal também possuem nutrientes importantes, como ferro, vitamina B12 e zinco. Sendo assim, como os vegetarianos podem manter uma rotina de exercícios sem comprometer a nutrição?

vegetarianos

Vegetarianos e o desempenho físico

Os vegetarianos conseguem o mesmo desempenho que uma pessoa que come carne regularmente. Independentemente da atividade física que o atleta exerça, o importante é adotar uma rotina saudável e ter uma dieta equilibrada.

É preciso ingerir todos os grupos de alimentos, mantendo níveis aceitáveis de proteínas, fibras e cardoidratos no organismo. No caso dos vegetarianos, porém, algumas substituições são necessárias.

Atletas vegetarianos precisam de cuidados redobrados

O problema em ser atleta de elite e não comer carne é que o corpo pode responder de várias maneiras à falta de proteína de origem animal. Atletas vegetarianos ou veganos precisam ter um cuidado redobrado e adquirir bastante conhecimento sobre nutrição para poder fazer substituições adequadas.

É possível encontrar proteínas de origem vegetal, como a proteína de soja, por exemplo, muito consumida entre os vegetarianos e veganos. Os produtos lácteos também podem ser uma fonte de proteína para aqueles que não têm problema em consumir derivados do leite.

O mesmo vale para ovos e grãos, como feijão e grão de bico, também ricos em proteínas e outros nutrientes.

Outra recomendação para atletas vegetarianos é que a dieta seja reforçada em alguns nutrientes, como a vitamina B12, que está presente principalmente nas proteínas animais. Em alguns casos, é preciso recorrer a suplementos alimentares para suprir a falta do nutriente.

É muito importante que a pessoa, ao decidir parar de comer carne, peça orientações para um nutricionista. A substituição indiscriminada de alimentos pode levar a deficiências no organismo e prejudicar o desempenho nas atividades físicas. Com os devidos cuidados, qualquer pessoa pode ser um atleta, independentemente das restrições alimentares.

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alimentação
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