Esporte

29/07/2014 09:00 - Atualizado em 25/10/2016 10:15

Atleta de final de semana deve ter cuidado para evitar lesões

Atleta de final de semana deve buscar maior preparação física.

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Redação

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Futebol aos sábados. Corrida aos domingos. De segunda a sexta-feira, a rotina se resume ao trabalho e a casa. Você é um desses? Então, redobre os cuidados com a sua saúde. O chamado atleta de final de semana, que pratica atividades físicas apenas aos sábados e domingos, está mais propensos a lesões do que um praticante frequente. 

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No futebol, atleta de final de semana está sujeito a entorses e luxações. Foto: Shutterstock

Riscos de ser um atleta de final de semana

Geralmente, o atleta de final de semana alega que não possui tempo livre para praticar esportes durante os dias úteis e, por isso, compensa nas horas vagas. O problema é que este balanceamento não ocorre de forma moderada. Estes indivíduos, sedentários durante a semana, praticam horas seguidas de exercícios intensos nos finais de semana. 

É muito comum encontrar partidas de futebol onde os jogadores estão completamente fora de forma. Isto é um risco para o coração, para os ossos e para os músculos. O condicionamento físico ideal para um atleta de final de semana é aquele conquistado pelos praticantes de atividades físicas regulares e diárias. 

O sedentarismo é um problema grave e afeta 80% da população mundial. A maior parte das pessoas que praticam esportes aos sábados e domingos se enquadram neste quadro durante os demais 5 dias da semana, o que pode acarretar em uma série de fatores, como:

- Entorses

- Tendinites

- Arritmias cardíacas

- Infarto do miocárdio

- Luxações

- Fraturas ósseas.

Estudos feitos com estes praticantes irregulares de atividades físicas mostram que pequenas dosagens de exercícios de alta intensidade aumentam as chances de pessoas não condicionadas sofrerem ataques cardíacos. 

Como ser um bom atleta de final de semana 

Mas isto não significa que você não pode ser um atleta de final de semana. Se feitos da maneira correta, estes exercícios podem ser muito benéficos à saúde e só causam tantos danos pois a maioria dos praticantes não procura orientação e acompanhamento médico ou de um orientador físico. Saiba como exercitar-se aos sábados e domingos sem se lesionar. 

Caminhada e pedalada

- Procure sair de casa antes das 10h ou após as 16h, quando o sol não é tão intenso e pode causar menos mal-estar;

- Antes de iniciar, faça alongamentos durante 10 minutos, dando maior ênfase ao grupamento muscular das pernas;

- Comece com um ritmo leve e vá aumentando progressivamente, até que os músculos estejam aquecidos e o ritmo cardíaco fique estável;

- Use roupas confortáveis e de fácil ventilação, e calçados adequados. No caso da bicicleta, use capacetes, joelheiras e cotoveleiras para evitar lesões em eventuais quedas. 

Futebol

- Realize exercícios de alongamento e aquecimento adequados, com duração de até 10 minutos;

- Exercite os fundamentos do esporte, corridas leves e rápidas, chutes. Só então, inicie;

- Procure controlar sua frequência cardíaca. Subtraia sua idade do número 220. O resultado será o número de batimentos cardíacos recomendados para sua faixa etária. O ideal é que você atinja até 60% deste número durante a atividade. Um atleta de final de semana não pode exceder seu limite.

É certo que, entre ficar parado todos os dias e praticar exercícios apenas nos finais de semana, a atividade física é sempre recomendada, mas tudo sob um planejamento adequado. Procure médicos ortopedistas e cardiologistas e tenha acompanhamento regular de um educador físico, para que a união de esporte e lazer seja aproveitada da melhor maneira.

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

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