Esporte

30/12/2015 01:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:37

Assessoria esportiva: Fique em forma sem riscos

O serviço é indicado para otimizar resultados de atletas profissionais e principiantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem busca começar ou se especializar em certa modalidade de treino ou corrida, uma opção que ganha cada vez mais força no mercado brasileiro é a assessoria esportiva. Nesse serviço, profissionais ajudam atletas de diferentes níveis a se prepararem para competições ou para atingirem os objetivos propostos. Vale tanto para uma mulher de meia idade que busca um treino específico para a academia quanto para um jovem adulto que procura treinamento voltado para a corrida.

Entenda o que é assessoria esportiva

As assessorias são indicadas para todos os tipos de praticantes, tendo como principal vantagem o planejamento de um treino individual, totalmente direcionado a suas características e objetivos. 

Assessoria esportiva

Uma assessoria esportiva consiste em um serviço especializado que oferece avaliação, orientação e acompanhamento de um treino de acordo com as características de cada atleta. É feito um planejamento individual voltado para o aluno, seguindo seus objetivos e respeitando suas limitações.

A frequência e a intensidade dos treinamentos planejados pelas assessorias são focados nos objetivos de cada um. Assim, o aluno é preparado aos poucos, desde os treinos de base para os iniciantes, até o trabalho final para uma maratona dos mais experientes.

Além disso, também é oferecido o apoio técnico em provas, com estrutura específica e atendimento à distância para as dúvidas dos atletas. Uma assessoria esportiva ainda pode montar treinos com exercícios de fortalecimento e equilíbrio para complementar o condicionamento dos atletas.

Outros benefícios ainda podem ser percebidos, como o incentivo e a socialização que as assessorias proporcionam. Com o serviço, geralmente se treina em grupos, o que aumenta a motivação, ao contrário de quem pratica a atividade sozinho. Quando se tem outras pessoas, e até amigos para praticar junto, é muito mais fácil seguir o plano e manter a motivação.

Profissionais especializados planejam e acompanham cada passo do treino, entre eles professores de educação física, ortopedistas, fisioterapeutas e nutricionistas, que auxiliam o atleta e ainda dão o suporte necessário para afastar a possibilidade de lesões e para manter uma alimentação adequada, por exemplo.

Saiba Mais
Bodybuilding: Transformação do corpo vai além do treino pesado
Escolha os melhores tipos de alongamento para o seu treino
Confira a importância do treino para pernas e aprenda exercícios

Quando recorrer ao serviço

A assessoria esportiva é indicada para qualquer corredor que queira melhorar ou aperfeiçoar suas habilidade no esporte, seja ele amador ou um competidor. Um atleta que vai se preparar para correr a maratona, por exemplo, pode se beneficiar de várias maneiras do serviço, obtendo uma preparação adequada para a competição.

Existem assessorias especializadas em diferentes modalidades, como corrida, maratona, caminhada, duatlo, triatlo e ciclismo. Cada uma voltada a atender as necessidades das competições e também dos atletas.

Alguns cuidados deve ser tomados na hora de escolher uma assessoria esportiva, como procurar profissionais que tenham registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), pois apenas credenciados podem orientar atividades físicas.

E aí, curtiu as dicas sobre assessoria esportiva? Compartilhe e siga curtindo nossas matérias de atividade física.

TAGS
treino
academia
corrida
musculação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ