Esporte

03/12/2014 07:15 - Atualizado em 02/12/2016 10:17

Arvorismo: Conheça esse esporte e seus benefícios

Arvorismo é uma opção de atividade física em meio à natureza.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para muitos, o verão é sinônimo de praia, mar e sol. Se, por outro lado, você não gosta do litoral - independentemente do motivo - ou mora longe da costa, pode buscar no arvorismo uma opção de diversão para aproveitar o calor. Embora a atividade tenha conquistado um bom número de praticantes nos últimos anos, ainda há quem não conheça o esporte. Entenda como funciona e quais são os seus benefícios.

Arvorismo busca integração com a natureza

Como o próprio nome indica, o esporte é focado na interação com a natureza. Embora o Brasil seja um país ainda predominantemente rural, com uma vasta mata atlântica, muitos brasileiros passam a maior parte do ano na cidade, tendo que se contentar com parques em meio à chamada “selva de pedras”.

arvorismo

A rotina estressante das grandes metrópoles acaba cansando: orçamento apertado, prazos curtos, acúmulo de funções e trânsito congestionado são alguns dos problemas que se repetem na vida dos brasileiros que vivem nas maiores capitais do país.

O arvorismo é, para essas pessoas, uma possibilidade real de integração com a natureza, com imersão total em um ambiente afastado de qualquer tipo de poluição - atmosférica, sonora ou visual. Normalmente, o esporte é procurado por quem sente falta do contato com a natureza e quer aproveitar o tempo livre para relaxar, sem deixar de lado a adrenalina.

Superar obstáculos naturais é o objetivo

A origem do arvorismo remete à Costa Rica, onde, nos anos 80, pesquisadores interessados em analisar a fauna precisaram montar plataformas em meio à floresta, para que fosse possível alcançar a copa das árvores e pernoitar no local. A partir do arvorismo técnico, como a prática ficou conhecida, a atividade sofreu variações, dando origem a outras duas modalidades: contemplativa e recreativa.

Contemplativa

Na variação contemplativa, a integração com a natureza é elevada a outro patamar, pois o principal objetivo consiste em imergir na floresta, captando os sons e cheiros da natureza. Não há, portanto, foco na aventura e na adrenalina, que caracteriza a variação recreativa

Recreativa

Também conhecida como acrobática, essa modalidade foi originada na Nova Zelândia. Focada na diversão, a atividade tem como objetivo superar obstáculos - geralmente naturais - nas alturas, desafiando o praticante. O grau de dificuldade dos percursos varia e pode incluir tirolesas, permitindo que crianças, jovens, adultos e até idosos possam praticar.

O estímulo ao equilíbrio e à coordenação é aliado à adrenalina, embora os equipamentos de proteção individual, exigidos por norma, impeçam qualquer risco de quedas e de acidentes.

Arvorismo implica regras de segurança

Antes de sair por aí escalando árvores, é preciso entender que o esporte exige atenção à segurança. No momento de escolher o local para praticar, considere a estrutura do ambiente, avaliando os equipamentos de proteção, como cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.

É fundamental, também, que um monitor plenamente capacitado acompanhe o grupo, a fim de evitar erros de percurso e prevenir acidentes. Antes de assinar o contrato, exija um documento que comprove legalmente a autorização do estabelecimento para representar o esporte.

Veja outras dicas para você aproveitar ainda mais a natureza no Especial Férias

Gosta de saber mais sobre atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
atividade física
natureza
estresse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ