Esporte

06/03/2015 12:33 - Atualizado em 16/10/2016 10:12

Arnold Sports Festival, um dos mais importantes eventos de fisiculturismo do mundo

A campeã paulista na categoria "Bikini Fitness" Giovana Guido, representa o Brasil na competição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Até o próximo dia 8 de março, a cidade americana de Columbus, em Ohio, será sede de um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo, o Arnold Sports Festival. Cerca de 18 mil atletas de 80 países participam do torneio. Atual campeã paulista, vice campeã brasileira e 11° melhor atleta do mundo, Giovana Guido é uma das representantes brasileiras na competição.

Giovana Guido se prepara para a disputa desde o ano passado. Ela concorre na categoria Bikini Fitness e segue uma rotina pesada de treinos aliados à uma alimentação balanceada. As atividades incluem musculação, cinco vezes por semana, e treinos aeróbicos diários. "Intercalo entre caminhadas, corridas, saltos, escada, bike e treinos intervalados", conta a atleta. 

A dieta é regrada à base de frango, peixes, carne vermelha, folhas, batata doce, suplementos de proteína, aveia, azeite e amêndoas. "A minha alimentação é bem equilibrada, com poucas calorias, poucos carboidratos e sem guloseima alguma", pondera Giovana Guido. 

Categoria Bikini Fitness

Na categoria Bikini Fitness são avaliadas a produção, beleza, desfile, nível de gordura, postura, biquíni, cabelos e definição do corpo. O conjunto é valioso e as participantes devem ter um físico saudável, mas com músculos bem definidos e pouco volumosos

As atletas devem ter os membros superiores levemente destacados, os glúteos precisam ser redondos e firmes, e o percentual de gordura deve ser baixo, mas sem aspectos de desidratação. As medidas da cintura também são levadas em conta. 

Neste ano, participam dssa modalidade mais de 200 atletas. Ela é divida por estatura, sendo: até 160 cm, até 163 cm, até 166 cm, até 169 cm, até 172 e acima de 172 cm. Giovana Guido disputa com cerca de 50 competidoras do mundo inteiro. A categoria feminina Bikini Fitness é composta pelo que podemos chamar de “modelo fitness”: mulheres magras, belas e com musculos desenvolvidos.

Os jurados vão enscolher as seis melhores atletas. Por ser um campeonato amador, o Arnold Sports Festival não tem premiação em dinheiro. Mas a classificação ajuda os participantes a ingressar no circuito profissional. "As boas colocações nos trazem visibilidade, oportunidades para trabalhos e patrocínios, além do que, quanto melhor nossa posição, mais perto de ser campeã e conseguir entrar para a liga profissional", explica Giovana Guido.

Novidades

O Arnold Sports Festival é considerado um dos mais importantes torneios para os atletas do fisiculturismo. Com 50 categorias esportivas, incluindo 13 eventos olímpicos. O evento foi criado há 27 anos e surgiu da parceria entre o astro Arnold Schwarzenegger e do americano Jim Lorimer.

Em 2011, o evento expandiu suas fronteiras e já foi realizado na Espanha, no Brasil e está previsto para acontecer também na Austrália e na China. O Arnold Sports Festival chegou ao Brasil em 2013 com o evento Arnold Classic Brasil que acontece todo o ano no Rio de Janeiro e conta com campeonato de Bodybuilding e uma grande exposição de Fitness e Suplementação Alimentar.

Arnold Sports Festival

Novas modalidades esportivas tem sido inseridas a cada ano ao Arnold Sports Festival. Além dobodybuilding, existem categorias como dança de salão, líder de torcida, boxe, artes marciais e muito mais. Nesta edição, serão inseridas novas categorias nas competições profissionais de fisiculturismo.

Outra novidade é a Arnold Kids Fitness Expo, uma feira de fitness dedicada totalmente aos pequenos, com competições de xadrez, remo e pickleball. Durante o evento, acontece também o primeiro concurso de melhor treinador da América Latina. 

Gostou das novidades do mundo fitness? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.



Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ