Esporte

23/09/2014 06:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:15

Aprenda como começar uma atividade física em 5 passos

Descobrir como começar uma atividade física depende de conhecer a si mesmo.

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Redação

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Embora os benefícios da prática de esportes sejam amplamente difundidos, muitas pessoas ainda resistem em abandonar o sendentarismo. Seja por preguiça ou por não saberem como começar uma atividade física, decidem ficar em casa ou arrumam desculpas para não se exercitar.

Quem já está envolvido com algum esporte aponta que o mais difícil é justamente começar. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 dicas para você aprender como começar uma atividade física e dar adeus às desculpas de uma vez por todas:

Como começar uma atividade física

1. Defina o horário e a frequência

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Como qualquer outra tarefa do cotidiano, praticar esportes ou ir à academia vai exigir organização do seu dia a dia. A maioria das pessoas que alega não ter tempo simplesmente não prioriza o exercício físico e, por isso, não consegue encaixá-lo na rotina. Comece dedicando meia hora por dia ou três vezes por semana. Com o tempo, sua resistência aumenta e seu gosto pelo esporte também, o que vai elevar a carga horária. Acordar mais cedo e exercitar-se antes de ir trabalhar é uma alternativa a ser considerada.

2. Descubra o que lhe agrada

A disponibilidade de tempo vai ser determinante para definir qual esporte você vai praticar. Isso porque alguns exigem maior tempo de deslocamento e têm carga horária superior, por exemplo. Também é muito importante optar por uma atividade física que lhe seja prazerosa, a fim de tornar o processo agradável e não ser encarado como uma obrigação.

Conhecer a si mesmo é fundamental para fazer uma boa escolha. Se você não tem certeza, a dica é simples: experimente. A maioria das academias - de lutas marciais, principalmente - oferece aulas gratuitas para o aluno se familiarizar com o esporte. Não saber qual esporte praticar e não conhecer as modalidades estão entre as principais dificuldades de quem não sabe como começar uma atividade física.

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3. Entenda suas necessidades

A escolha da atividade física também precisa estar alinhada às suas necessidades e aos objetivos que você busca com o esporte. Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Quanto mais exaustivo, mais gordura irá queimar. Agora, se você quiser ganhar músculo, o recomendado é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. Se você procura alinhamento da postura ou quer aliviar o estresse, é interessante analisar esportes com alta exigência calórica, como o boxe.

4. Procure companhia

Estar acompanhdo de um amigo pode ser determinante para o sucesso. Isso porque, ajudando-se mutuamente, a chance de ambos serem bem-sucedidos e atingirem os objetivos é maior. Quando você estiver com preguiça, ele vai te convencer a sair de casa. Quando ele estiver cansado e quiser desistir, seu apoio vai ser importante para chegar até o fim. Assim como você, seu amigo pode não saber como começar uma atividade física. Quem sabe ele não está esperando o seu convite?

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5. Comece devagar

Não seja afoito, pois isso pode causar problemas, e não benefícios. Entender que seu corpo tem limites e que eles podem ser superados com a prática regular é fundamental para não extrapolar e acabar se machucando. Comece devagar, independentemente da prática à qual você se dispuser. Com o tempo, vá aumentando a intensidade e aperfeiçoando a técnica, alcançado resultados melhores. Comparar o desempenho - seja a distância percorrida ou os quilos perdidos - é um excelente combustível para continuar praticando.

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atividade física
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