Esporte

29/09/2015 11:31 - Atualizado em 05/12/2016 10:54

Aprenda a jogar biribol e divirta-se na água

O esporte é praticado na piscina e possui regras parecidas com as do vôlei.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você gosta de piscina e adora jogar vôlei, o biribol pode ser o seu próximo jogo favorito. A modalidade é um esporte aquático que aposta em que dois times apostam em movimentação constante e passes com bola.

O esporte surgiu em meados da década de 1960, em Birigui, no estado de São Paulo. Ele foi inventado pelo educador físico Dario Miguel Pedro, que viu nas piscinas uma forma inteligente de motivar o movimento e a diversão.

rapazes jogando biribol

O que é o biribol?

O esporte é praticado dentro de uma piscina com medidas especiais - quatro metros de largura, oito de altura e 1,3 de profundidade. Ela é dividida por uma rede e quatro jogadores ficam para cada lado. A partida dura de três a cinco sets de doze pontos. As regras são bastante similares às do vôlei tradicional.

Um dos grandes destaques do biribol é que os jogadores, ao contrário de outras modalidades aquáticas, não precisam saber nadar. Devido à pouca profundidade da piscina, os atletas ficam em pé dentro da água. Com isso, eles precisam fazer força extra, o que exige mais impulsos e estimula a força e a resistência muscular.

Apesar de ter sido criado como uma brincadeira entre amigos, o jogo acabou se popularizando. Em 1999, surgiu a Liga Nacional de Biribol, primeira e única entidade representativa do esporte no Brasil. A organização busca a difusão da modalidade, bem como a organização de eventos e torneios.

Benefícios para a saúde

O biribol é um esporte que trabalha com todos os grupos musculares do corpo, garantindo não só perda calórica, mas também desenvolvendo o preparo físico. Por ser praticado dentro da piscina, o jogador precisa aprimorar a habilidade de se movimentar rapidamente dentro da água.

Saiba Mais
Vôlei feminino é opção para queimar calorias
Natação infantil contribui para saúde física e mental
Conheça os principais esportes coletivos para emagrecer e se divertir

O esporte é bastante democrático: pode ser praticado por pessoas das mais diferentes idades e de ambos os sexos. Entre os benefícios para a saúde, destacam-se a melhora da circulação sanguínea, o controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial, a diminuição do peso corporal e o fortalecimento muscular e ósseo.

O biribol, inclusive, pode ser uma boa alternativa para pessoas com deficiência física ou que estejam se recuperando de traumas diversos, pois a posição parcialmente dentro da água promove menor sobrecarga articular. No entanto, é importante que haja o acompanhamento de um profissional para garantir a execução dos movimentos de forma correta.

Assim como outros esportes, o biribol oferece um momento de relaxamento aos esportistas, garantindo mais qualidade de vida e bem-estar. Participar de uma atividade em grupo também contribui para a socialização, o que desenvolve o espírito de equipe e a saúde emocional.

Você já tinha ouvido falar nesse jogo? Que tal experimentar o esporte e ver se você se dá bem? Deixe seu comentário! E aproveite para continuar de olho nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte aquático
esporte coletivo
vôlei na água
Birigui

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ