Esporte

11/08/2015 07:21 - Atualizado em 01/12/2016 11:22

Antes da primeira braçada: Conheça os 4 estilos de nado

Prática regular da natação é uma aliada para uma vida mais saudável.

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Redação

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Para quem busca manter a saúde em dia, a natação é uma excelente aposta. E se você está pensando em dar suas primeiras braçadas, é bom aprender um pouquinho sobre os diferentes estilos de nado.

Confira os 4 estilos de nado

Nado de costas

Neste tipo de nado, o atleta permanece com o abdômen voltado para fora d'água. A batida de pernas é parecida com a do nado crawl, mas os braços alongam-se sobre a cabeça, passando pela orelha, com a palma da mão virada para fora. O movimento impulsiona o corpo na direção contrária.

Nado crawl

Este é o tipo de nado mais rápido e, por isso, é o mais adotado nas provas de nado livre, quando o atleta pode escolher qualquer uma das técnicas. Nele, as pernas batem embaixo d'água, enquanto os braços fazem movimentos alternados - um puxa a água e, antes de terminar, o outro continua o movimento. Quando um dos braços está fora d'água, o atleta pode respirar com o rosto de lado.

Nado de peito

No nado de peito, os braços e as pernas ficam estendidas e as palmas das mão voltadas para fora, enquanto o rosto fica dentro da água. O movimento consiste em trazer as pernas para junto do corpo, enquanto os braços de abrem e se recolhem. Neste estilo, a chamada "pernada" é responsável por 70% da força propulsiva.

Nado borboleta (ou golfinho)

Este pode ser considerado uma variação do nado de peito. O nadador utilizará a técnica por até 15 metros, onde deverá submergir e iniciar o nado com ambos os braços girando.

Benefícios da natação

Praticar natação de duas a cinco vezes por semana contribui para o aumento da capacidade de raciocínio, a diminuição de doenças cerebrais, o aumento da capacidade circulatória e respiratória, o desenvolvimento de massa muscular, o alongamentos dos músculos, a ampliação dos movimentos articulares e maior flexibilidade nas articulações.

Pronto para adotar o esporte e garantir uma vida ainda mais saudável? Lembre-se de que a prática regular de exercícios físicos deve ser aliada a uma alimentação equilibrada e nutritiva, garantindo, assim, um organismo fortalecido.

Qual é o seu tipo de nado favorito? Compartilhe experiências e divida a sua história com outros leitores do Vivo Mais Saudável.

TAGS
natação
saúde
exercícios físicos

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