Esporte

18/08/2014 10:19 - Atualizado em 05/12/2016 12:54

Andar de bicicleta é um exercício barato e com muitos benefícios ao corpo

Atividade de baixo impacto, andar de bicicleta é opção para se afastar do sedentarismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não importa se é com o auxílio de rodinhas, nos primeiros anos de vida, ou com equipamentos profissionais: andar de bicicleta é uma atividade muito prazerosa para pessoas de todas as idades.

É algo que passa de pai para filho, geração após geração. Pedalar é uma excelente opção para manter a sua saúde física e mental. Conheça neste artigo algumas vantagens que a prática pode trazer para o seu dia a dia.

andar-de-bicicleta


Andar de bicicleta é opção saudável


Andar de bicicleta pode ser comparado com uma caminhada ou, dependendo da intensidade, com uma corrida. Se você puder realizar um passeio de aproximadamente 40 minutos, três vezes por semana, poderá ficar livre dos problemas relacionados ao sedentarismo.

Se o exercício ocorrer paralelamente a uma dieta equilibrada, pode auxiliar no emagrecimento. Mas é importante fazer alguns exames clínicos para garantir que você esteja apto a praticar esse tipo de atividade física.

Exercita os membros inferiores

Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular. Andar de bicicleta trabalha os principais grupos musculares das pernas e faz com que a contração do abdômen seja estimulada. Além disso, faz com que o praticante mantenha uma postura ereta durante a atividade.

A bicicleta é ainda uma boa opção para que as articulações, como joelhos e tornozelos, não sejam prejudicadas pelo forte impacto. Se você estiver um pouco acima do peso, atividades como caminhadas e corridas podem exigir muito das articulações e acabarem causando algum tipo de transtorno.

andar-de-bicicletaComo meio de transporte


Andar de bicicleta vai além de uma diversão e pode ser considerado um meio de transporte. A bicicleta já foi uma das principais opções para locomoção, mas os costumes da sociedade mudaram e acabaram deixando ela um pouco de lado. 

Porém, com a situação caótica para os carros no trânsito de grandes cidades, a bicicleta pode ser um meio de transporte mais rápido do que o automóvel, o ônibus ou o metrô, dependendo da distância a ser percorrida. Outro benefício é que a bicicleta não agride o meio ambiente.

Cidades como Londres, por exemplo, têm um grande número de habitantes que se deslocam para o trabalho diariamente usando a bicicleta. Na capital britânica, de acordo com o órgão responsável pelo transporte público na cidade, Transport For London, são aproximadamente 150 mil pessoas que usam a bicicleta para ir ao trabalho.

Baixo custo e manutenção fácil

Com um investimento de aproximadamente R$ 1 mil, você pode comprar uma excelente bicicleta para o uso diário. Este valor é irrisório se comparado ao de um carro ou moto.

Sem contar que a bicicleta tem um custo de manutenção menor do que a mensalidade de uma academia, por exemplo. Portanto, seja para transporte, lazer ou atividade física, a bicicleta pode ser considerada uma opção barata.

Andar de bicicleta gera sensação de liberdade

Nada como sentir o vento bater no rosto e o calor do sol sobre a sua pele. Procure andar de bicicleta em parques ou locais arborizados. A sensação de andar sobre duas rodas é de liberdade. Você consegue observar bem tudo que acontece a sua volta, com muito mais detalhes do que se estivesse em outro meio de transporte.

Mas fique atento: é sempre importante ter cuidado com o trânsito. Muitas cidades não têm ciclovias e o ciclista acaba andando muito perto dos carros. Tenha atenção redobrada e respeite a sinalização de trânsito.

TAGS
bicicleta
esportes
saúde
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ