Esporte

25/07/2014 12:00 - Atualizado em 04/12/2016 06:45

Acro yoga acalma a mente e eleva qualidade de vida

Prática é adotada por muitas celebridades para aliar força muscular ao relaxamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É comum e compreensível as pessoas se cansarem de exercícios físicos convencionais. Isso acaba não sendo nenhum problema em função da grande variedade de opções de atividades que temos disponíveis hoje em dia. Uma das modalidades da moda é o acro yoga, uma técnica que mistura o yoga tradicional, acrobacias e massagem tailandesa.

Acro yoga caiu no gosto das celebridades

Beldades como a apresentadora Grazi Massafera e as modelos Gisele Bündchen e Izabel Goulart são algumas das celebridades que aderiram ao acro yoga e estão satisfeitíssimas com os resultados. Mas só porque elas são esbeltas não quer dizer que só pessoas magrinhas podem aderir à prática.

O que é o acro yoga

Mas afinal, o que é acro yoga? Como dito, é um misto entre algumas modalidades diferentes de atividades. Do yoga tradicional, herda-se alguns movimentos e posições.

A diferença é que eles não são realizados apenas no solo, mas sim em conjunto com acrobacias realizadas com o auxílio de outra pessoa. Ou seja, uma ergue a outra, exigindo uma força muito maior para manter as posições eretas e equilibradas.

Esse tipo de exercício pode ser praticado em áreas ao ar livre, como parques, não necessitando de nenhum aparelho, apenas de uma superfície plana.

Os movimentos do acro yoga são divididos em duas categorias – os solares, acrobacias que trabalham a força e explosão, e os lunares, exercícios terapêuticos que proporcionam calma e relaxamento ao praticante.

O grande diferencial na prática está no fato de ela ser realizada em duplas, trios e grupos maiores ainda. A relação entre as pessoas é importante, pois o exercício trabalha, além da flexibilidade, equilíbrio e força, o entrosamento e a confiança.

Conheça seus benefícios

Os benefícios adquiridos com a prática regular de acro yoga são vários. Entre os principais estão a força, proporcionada devido ao fortalecimento dos principais grupos musculares, entre eles o das pernas, glúteos, abdômen e braços; e a flexibilidade, melhorada devido aos acro asanas (posturas acrobáticas), que são feitos geralmente em suspensão, o que acaba por proporcionar maior leveza aos movimentos do indivíduo.

O acro yoga também melhora a consciência corporal, uma vez que o corpo do praticante, uma vez fortalecido e melhorada a sua flexibilidade, passa a gastar cada vez menos energia em movimentos mais complexos, favorecendo o equilíbrio da pessoa.

A prática ainda proporciona um grande prazer físico e criatividade, pois, com a experiência que vai se adquirindo, a pessoa consegue meditar enquanto se mantém nas posições, pois isso já se tornou uma tarefa mais fácil, que exige menos concentração.

Isso garante uma agradável sensação de prazer e liberdade, bem como desapego, entrega (no caso de quem está suspenso) e responsabilidade (por parte de quem está sustentando o colega).

Essa relação entre as pessoas que estão unindo seus esforços na prática do exercício ainda melhora a sua interatividade e capacidade de comunicação. Mas está enganado quem acha que essa comunicação acontece apenas por meio de palavras - no acro yoga, ela é sobretudo corporal.

Por fim, com essa modalidade o praticante ainda aprende técnicas de massagem que trabalham especialmente pontos de maior tensão na pessoa, proporcionando um agradável relaxamento e melhora no equilíbrio emocional.

Você faz ou já fez yoga antes? Gostou dos resultados? Quais outras atividades físicas você acha que são capazes de melhorar a sua qualidade de vida?

TAGS
benefícios do yoga
praticar yoga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ