Esporte

09/07/2014 08:00 - Atualizado em 08/12/2016 04:04

Acampamento de férias reúne diversão e aprendizado

Acampamento de férias é opção para quem quer tirar o filho da frente dos eletrônicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Acampamento de férias pode ser uma boa ideia para quem quer tirar seu filho da frente do computador e do videogame. Essa atividade reúne diversão, aprendizado e relacionamento com amigos e colegas fora do período escolar. E o melhor: em contato direto com a natureza.

Benefícios do acampamento de férias

O foco de um acampamento de férias está diretamente relacionado à saúde geral. Estes acampamentos incentivam as crianças a se tornarem fisicamente ativas, tendo a oportunidade de aprender noções básicas de nutrição e exercício físico. Uma maneira saudável de se divertir.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Além de um maior contato com a natureza, as crianças terão participação ativa em diversas atividades ao ar livre. As brincadeiras e exercícios incluem jogos de adivinhação, caça ao tesouro, competições variadas, práticas esportivas, momentos lúdicos, contação de histórias, caminhada por trilhas, entre muitos outros.

Durante todo o acampamento de férias, os pequenos são incentivados a adquirir um pouquinho de independência, aprender afazeres como arrumar sua própria cama e a desenvolver suas aptidões sociais e de liderança. Tudo com o acompanhamento de instrutores que tentam oferecer aprendizado em cada diversão e diversão em cada aprendizado. 

Duração de um acampamento de férias

A duração de um acampamento de férias pode variar de acordo com a idade da criança. Para os pequenos de até 7 anos, são indicados acampamentos de curta duração, de preferência de apenas um dia. Após uma manhã e uma tarde de diversão e aprendizado, a criança retorna para casa à noite.

A partir dos 8 anos, opções de cinco dias podem ser consideradas, com o pequeno passando então a semana inteira, de segunda a sexta, longe da família, para então retornar no fim de semana. A partir daí, os maiores podem ficar ainda mais tempo.

4 exercícios para o acampamento de férias

Confira algumas atividades lúdicas que movimentam qualquer acampamento de férias:

Gincana cooperativa

Aqui a ideia é dividir o grupo em pequenos times. Cada uma das equipes deve eleger um líder, que ficará responsável por instruir seus colegas em diversos desafios. Exemplo: construir o melhor avião de papel. Após 10 minutos de atividade intensa, faz-se o teste definitivo para averiguar qual aviãozinho voa mais longe.

Xadrez gigante

No xadrez gigante, as peças do tabuleiro são as próprias crianças, que são identificadas com coletes. É uma atividade muito interessante, que pode desafiá-las a usar a lógica e a inteligência, além de empolgá-las por envolver intensa movimentação em um tabuleiro de grandes dimensões.

Caça ao tesouro

Nesta brincadeira, sorteiam-se duas equipes que enfrentam desafios para encontrar o tesouro. São necessários outros instrutores para coordenar toda a movimentação. De preferência, eles se fantasiam e assustam as crianças que se desviam do caminho certo. O ideal é que o tesouro envolva alguma premiação bem saborosa, como chocolates.

Morcego

Em um campo de futebol ou quadra esportiva, o grupo é dividido aleatoriamente em duas partes. Uma fica de um lado, e a outra, de outro. O instrutor fica no meio e ordena que as crianças atravessem o campo. Cada criança em que o instrutor encosta vira um "morcego", que se junta a ele na tarefa de converter seus coleguinhas em morceguinhos. A cada novo morceguinho, fica mais difícil para atravessar o campo sem ser atacado.

Quais outras atividades físicas você e seus filhos já praticaram? E esportes? Conte-nos e ajude outras pais a terem mais ideias.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ