Esporte

15/08/2014 04:38 - Atualizado em 03/12/2016 10:22

Academia para crianças é aposta para combater a obesidade infantil

Academia para crianças é alternativa aos pais que querem ver os filhos saudáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A obesidade infantil já é uma realidade e, para combater isso, as academias estão abrindo as suas portas para as crianças. Jovens praticando exercícios físicos regularmente poderão evitar um destino mais "adiposo". Por isso, o conceito de academia para crianças vem conquistando o seu espaço.

academia-para-criancas

Com o avanço da tecnologia, a internet tem se expandindo de forma rápida e os videogames portáteis e os smartphones vêm ocupando um espaço importante na vida das crianças. Jovens gostam também de assistir desenhos animados e ter uma alimentação gostosa e rápida, abolindo as frutas e vegetais do seu cardápio.

Foi visando esse público – que, se já não apresenta sinais de obesidade, tem potencial para tanto – que as academias estão preparando aulas exclusivas para os baixinhos e inaugurando a academia para crianças.

Atividades na academia para crianças

Crianças não devem realizar atividades com peso. Seus exercícios devem ser voltados para a eliminação de gordura e o ganho de massa muscular e principalmente da densidade óssea. Todas as atividades também precisam ser acompanhadas por um profissional, que deverá auxiliar na realização do exercício e no uso de equipamentos.

Jovens ativos e que realizam atividades físicas com frequência possuem uma maior tendência a repetirem o feito quando adultos. Por isso, é importante que as crianças sempre busquem a prática de esportes.

É necessário também prestar atenção nos exercícios indicados para cada idade – e a academia para crianças precisa estar atenta a este detalhe. Para crianças nos anos iniciais, a melhor opção são exercícios que visam ao equilíbrio e ao aprimoramento da coordenação motora. Entre os 2 e 5 anos, o mais recomendado são atividades que estimulem a movimentação. Já entre os 5 e 10 anos, o ideal são exercícios de fortalecimento muscular, que exijam uma maior flexibilidade dos jovens. A partir daí, exercícios de grupo como o futebol e vôlei, por exemplo, são os mais recomendados.

Benefícios da academia para crianças

A prática de atividades físicas fortalece o pulmão e a respiração, deixa a criança com maior flexibilidade e também proporciona fortalecimento muscular e ósseo. O conceito de academia para crianças está se expandindo pelo Brasil, mas não são todos os lugares que possuem uma.

Se você não tiver essa opção perto de sua casa, uma boa alternativa é conferir em clubes. Muitas sociedades possuem espaços para a prática de futebol, tênis, vôlei, ginástica, natação e outros esportes.

TAGS
academia para crianças
academia
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ