Esporte

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 08:51

Academia ao ar livre é certeza de bom resultado e treino acessível

Academia ao ar livre favorece preparo físico e fortalece músculos do corpo.

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Redação

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A academia ao ar livre é uma excelente opção para quem deseja começar a fazer atividade física. Uma das vantagens é o ambiente agradável e com aparelhos que ajudam a trabalhar a força muscular e a ativar as articulações. Apesar de se realizar fora de uma academia, a orientação profissional pode maximizar os resultados e diminuir os riscos inerentes à prática.

Academia ao ar livre

Foto: Shutterstock

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O preparo físico e o fortalecimento são primordiais na prevenção de dores, principalmente na região dos ombros, tanto para quem sofre de bursite ou tendinite, por exemplo. A academia ao ar livre pode trazer de volta a rotina de exercícios a fim de tratar e evitar a inflamação, no entanto, deve-se ter cuidado, pois na hora da crise o exercício não é recomendado.

Na academia ao ar livre, os aparelhos auxiliam nos trabalhos com a cintura escapular e a fortalecer os músculos. Os aparelhos que simulam o transport também são uma opção e ajudam na queima de calorias e na ativação de articulações. Cabe ressaltar que se o resultado esperado for o emagrecimento, deve-se associar à atividade física, uma dieta equilibrada.

Independentemente do seu caso, seja para prevenir dores ou apenas para ganhar massa muscular, o início de qualquer atividade deve ser acompanhado de uma visita ao médico e de uma busca por supervisão profissional. Essas duas medidas podem evitar lesões e aprimorar os resultados ao corpo.

Exercícios da academia ao ar livre

Educadores físicos sugerem uma série para ser feita na academia ao ar livre e a forma correta para executar cada um deles. As atividades de aquecimento devem ser realizadas de 5 a 10 minutos. Para os exercícios, o ideal é desenvolver quatro séries de 15 a 20 repetições, com intervalos de um a dois minutos para recuperação da musculatura. Não se pode esquecer o alongamento ao finalizar o treino. Após dois meses, o programa pode ser revisto com o intuito de incrementar seus benefícios.

Confira exercícios que normalmente podem ser feitos na academia ao ar livre:

Esqui

Atua basicamente na região das coxas e glúteos. Integra a parte de aquecimento e deve ser realizado entre 5 a 10 minutos.

Surfe

Trabalha quadris, membros inferiores, região lombar e o equilíbrio. Lembre-se de manter o abdômen contraído, quadril encaixado e as pernas com leve flexão.

Multiexercitador

Excelente opção para idosos que não possuem problema no ombro, já que proporciona mobilidade na região. Deixe os cotovelos afastados e eleve os braços sem que haja a extensão completa. O aparelho agrega também cadeira flexora, extensora e puxador. Trata-se de um achado para a academia ao ar livre devido a suas múltiplas funções.

Simulador de cavalgada

Dentre os aparelhos da academia ao ar livre, é o que exige mais força. Atua diretamente na coordenação, equilíbrio, membros inferiores e superiores. A remada no alto exercita as costas e na isometria a pessoa exercita o quadríceps. Deixe sempre a coluna ereta e o abdome encaixado.

Pressão de pernas

Este exercício favorece a musculatura das pernas.Fique sentado com as costas apoiadas no banco e deixe os pés na base e as mãos na lateral do corpo. Estique as pernas e volte à posição inicial antes da extensão total.

Já escolheu o seu ? Gostou dos exercícios? Deixe seu comentário! 

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