Esporte

07/09/2015 01:01 - Atualizado em 07/12/2016 10:11

A fim de adrenalina? A sugestão é o mountainboard

O esporte proporciona adrenalina e praticidade, pois pode ser praticado em qualquer tipo de terreno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Depois do windsurf e do kitesurf, o surfe possui mais uma variação, que combina também o skate. O mountainboard é um esporte para quem gosta de adrenalina, e consiste em descer terrenos irregulares com um skate adaptado, com rodas maiores e prancha mais flexível.

É preciso técnica e experiência para encarar a aventura, que possui diferentes modalidades e permite realizar manobras variadas. Com um pouco de prática e equipamentos de segurança, o esporte oferece diversão a superação de desafios.

homem praticando mountainboard no campo

Conheça o mountainboard

Criado há mais de 20 anos pelos skatistas da Califórnia, nos Estados Unidos, o mountainboard mistura as práticas do surfe e do skate numa só atividade, conhecida também como ATB (All Terrain Board). Numa tradução livre, quer dizer "“prancha para todo tipo de superfície", e é isso mesmo que representa esse esporte.

Para não precisar mais depender das condições climáticas, como neve para praticar snowboard, os americanos desenvolveram uma prancha parecida com a do skate, mas bem mais flexível e regulável. Ela possui rodas infláveis maiores que a da tradicional prancha e presilhas para os pés. O restante é praticamente igual ao skate, com sistema de eixos e suspensão.

Com o equipamento adaptado, o esporte permite praticar diferentes modalidades e realizar as mais variadas manobras. A categoria Downhill, por exemplo, significa descer um morro (ou terreno inclinado) em alta velocidade. Já a Boarder Cross acontece com duas ou mais pessoas simultaneamente.

Saiba Mais
Skate queima calorias e fortalece articulações
Conheça o snowboard, esporte radical praticado na neve
Surfe promove integração total com a natureza

Outra modalidade do mountainboard com longa descida é o Big Air, que conta com uma rampa para ajudar a impulsionar o praticante e a realizar manobras aéreas. Porém, a mais comum entre os amadores é a Free Ride, em que o praticante anda em qualquer lugar, aproveitando os obstáculos naturais.

Uma das vantagens do mountainboard é poder ser praticado em qualquer condição climática e em qualquer tipo de terreno. Além disso, possui mais estabilidade que o surfe e o skate, sendo uma atividade à qual as pessoas se adaptam melhor e aprendem mais facilmente, também.

Apesar de apresentar mais facilidade que outros esportes parecidos, o mountainboard requer alguns cuidados, principalmente para os iniciantes. A principal medida é usar os equipamentos de segurança específicos, como capacete, joelheiras e cotoveleiras, pois os tombos são inevitáveis. No início, também é indicado evitar descidas muito longas e íngremes.

Benefícios e contraindicações do esporte

A prática do esporte exige e trabalha diversos grupos musculares de todo o corpo, principalmente das pernas. Com isso, melhora a coordenação motora, fortalece os músculos e aumenta a flexibilidade, o equilíbrio e a agilidade.

Os benefícios mentais também são garantidos, pois a adrenalina ajuda a proporcionar prazer e, depois da prática, oferece sensação de relaxamento e bem-estar. É uma ótima opção para aliviar o estresse do dia a dia, além de aumentar a concentração, a autoconfiança e a autoestima.

Vai encarar o desafio? Conte-nos o que você achou desse esporte! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
skate
surfe
califórnia
aventura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ