Esporte

25/08/2014 06:59 - Atualizado em 30/11/2016 12:43

8 dicas de caminhada para tornar o exercício ainda mais agradável

Ao seguir algumas dicas de caminhada, você pode usufruir de todos os benefícios desse exercício para a saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A caminhada é um dos melhores exercícios para a saúde. Entretanto, com a rotina agitada, muitas vezes as pessoas acabam não tendo tempo de caminhar e utilizam o carro ou outros meios de transporte para se locomover.

Por outro lado, há aquelas que até tentam se dedicar ao exercício, mas o fazem de forma equivocada e não planejada. Para esse público, adotar algumas dicas de caminhada pode ser a solução. Confira a seguir algumas medidas a adotar para aproveitar ao máximo os benefícios desse exercício.

dicas-de-caminhada


8 dicas de caminhada

Confira abaixo como melhorar os resultados desse exercício:

1. Mantenha a frequência

Para a caminhada trazer benefícios, é importante que você mantenha a frequência do exercício. Faça caminhadas de 30 minutos pelo menos 3 vezes por semana. Para as pessoas que já estão treinando nesse ritmo há algum tempo, é possível aumentar o tempo, o ritmo e a frequência da caminhada. Cada pessoa precisa se exercitar de acordo com o seu condicionamento físico.

Uma das dicas de caminhada mais importantes para uma pessoa sedentária é que ela não deve ir além dos seus limites, pois isso será prejudicial à saúde. Já o individuo que está acostumado a caminhar em uma alta frequência não terá efeitos tão positivos se caminhar menos do que está acostumado.

2. Atenção ao solo irregular

Caminhar em terrenos irregulares acaba trabalhando outros músculos do corpo, que não seriam exercitados se você caminhasse em um solo liso. Entretanto, isso requer alguns cuidados: para não ter o risco de torcer o pé ou sofrer outro tipo de lesão, utilize um calçado apropriado para a caminhada em um terreno acidentado.

3. Use relógio ou pedômetro

Para seguir a rotina da caminhada, é interessante você experimentar um relógio para controlar o tempo que está se exercitando. Outra dica é usar o pedômetro, já que esse aparelho é capaz de contar quantos passos já foram dados e, assim, você pode ter uma ideia da distância que já percorreu.

dicas-de-caminhada

4. Suba ladeiras

Andar em pistas inclinadas é uma das dicas de caminhada que auxilia você a aproveitar mais o exercício. Subir uma ladeira, por exemplo, intensifica o fortalecimento muscular e melhora a capacidade do exercício aeróbico. É recomendado que essa atividade seja feita apenas uma ou duas vezes por semana.

5. Use as escadas

Que tal incrementar a sua caminhada com a utilização de escadas? Desse modo, você acaba aumentando o fortalecimento, já que esse exercício utiliza mais músculos do seu corpo.

dicas-de-caminhada6. Escute música

A música cria uma camada sonora que torna aqueles barulhos irritantes do trânsito menos perceptíveis e serve para embalar melhor o exercício. Há pesquisas, inclusive, que pontam que quem ouve canções ao malhar tem resultados melhores. Na esteira, a música vai fazer o tempo passar mais rápido.

7. Tenha metas

Com um objetivo em mente, fica mais fácil seguir as dicas de caminhada. Faça passeios e até mesmo viagens caminhando. Desse modo, você ganha condicionamento físico e faz com que seu treino tenha mais foco. Você precisa encarar essa atividade como uma forma de prazer e diversão. Assim, os benefícios da caminhada vão ir além da saúde e da estética.

8. Intercale a caminhada com corrida

Uma das dicas de caminhada é intercalar esse exercício com a corrida. Na verdade, ambos os exercícios são a mesma coisa, o que modifica é a intensidade: a caminhada é mais lenta e a corrida é um exercício mais pesado. Respeite o seu condicionamento físico, mas tente aos poucos, correr alguns minutos para ir pegando ritmo e aumentando o treino.

Para não esquecer:

dicas-de-caminhada

E aí, curtiu nossas dicas de caminhada? Deixe seu relato!

TAGS
caminhada
exercício físico
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ