Esporte

17/07/2014 08:30 - Atualizado em 07/12/2016 09:43

7 brincadeiras de crianças para reunir a família nas férias

Brincadeiras de crianças conseguem unir pais e filhos de maneira divertida durante as férias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando as férias escolares chegam, as crianças costumam ter uma grande carga horária extra. Começa, então, o questionamento dos pais: “que brincadeiras de crianças posso fazer com meus filhos?”. As possibilidades são diversas, mas a família precisa conhecer a criança para identificar as atividades que são da sua preferência.

Brincadeiras de crianças fortalecem laços

brincadeiras-de-criançasFoto: Shutterstock

O período das férias é ótimo para fortalecer os laços entre os pais e filhos. Se, ao longo do ano, existem todas as desculpas possíveis para evitar esse contato, elas costumam não ser mais válidas para esse período. É o momento para que se tornem melhores amigos.

Confira 7 dicas de brincadeiras de crianças que podem ser feitas durante as férias:

1. Videogame: em um primeiro momento, pode-se pensar que é o principal brinquedo que afasta o jovem dos pais, pois eles ficam em frente à TV por horas seguidas. Mas e se os pais se juntarem aos filhos nessa brincadeira? Consoles mais recentes possuem jogos que permitem até 4 jogadores. Os mais populares são o Nintendo Wii e o Nintendo Wii U.

2. Caça ao tesouro: esconda pela casa algum objeto que a criança goste muito e prometa-lhe uma recompensa interessante caso ela encontre o "tesouro". Durante a busca, vale dar dicas como "frio" se estiver longe e "quente" quando se aproximar do esconderijo. É um das brincadeiras de crianças mais antigas e que mais engajam os pequeninos.

3. Fruta: é ótima para viagens e momentos de espera ou de transição. Pode ser brincado durante o intervalo de algum programa de TV, por exemplo. A sua jogabilidade consiste em uma das partes pensar em uma fruta e o restante ter de adivinhar qual é. Jogo extremamente simples, mas que sempre resulta em momentos engraçados.

4. Mímica: simples e barata. Brincar de mímica é um dos melhores remédios para o mau humor. Escreve-se em pequenos papéis o nome dos mais diversos animais e depois, um a um, os pais e a criança vão pegando um papel. Eles precisam imitar o bicho sem emitir nenhum som. Essa é uma das brincadeiras de crianças que pode ser feita sempre, pois dificilmente enjoa.

5. Filmes: fazer muita pipoca, preparar toda a sala com colchões no chão e passar a noite, ou quem sabe até a madrugada, mergulhados no universo cinematográfico. Algumas boas sugestões de filmes são as produções do estúdio Disney/Pixar, que, além de terem uma alta qualidade, são para a família inteira. Após assistir pelo menos duas produções, todos terão assunto para conversar pela semana inteira.

6. Fotografias: o momento com as crianças também pode ser ótimo para relembrar o passado. Os pequenos adoram saber como eram quando mais novos e ver fotos dos pais, tios, primos e avós ainda jovens. Dá para contar muitas histórias, que certamente ficarão para sempre na memória as crianças.

7. Bicicleta: pedalar com a família de bike pelo bairro pode ser uma ótima forma de confraternização e a oportunidade necessária para ensinar a geografia da região aos filhos. Todos podem participar, basta cada um ter a bicicleta certa para o seu tamanho.

Aproveite as brincadeiras de crianças

Agora que você não tem mais desculpas, aproveite enquanto é tempo e curta ao máximo os momentos com os seus filhos, pois, de uma coisa nós temos certeza: um dia eles crescem e deixam de se interessar pelas brincadeiras de crianças.

Quais são os jogos e brincadeiras que você faz com os seus filhos? Você tem feito com muita frequência?

TAGS
brincadeira de criança
brincar na rua

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ