Esporte

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 07/12/2016 01:34

6 brincadeiras de crianças que vão divertir e desafiar seu filho

Brincadeiras de crianças podem ter benefícios físicos, mentais e sociais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As brincadeiras de crianças permitem que elas desenvolvam muitas habilidades diferentes, desde as intelectuais até as físicas. Estudos da área pediátrica e neurológica mostram que essas atividades são importantíssimas na formação do seu caráter e de seu futuro. Por isso, que tal incentivar seu filho a sair da frente do computador, deixar o tablet de lado e se reunir com seus amiguinhos?  As dicas abaixo podem ajudar nessa tarefa.

Benefícios das brincadeiras de crianças

Durante as brincadeiras de crianças, há uma imersão lúdica em um ambiente cheio de imaginação, com pouca interferência de adultos. Assim, os pequenos acabam criando um mundo todo seu, enquanto aprendem noções de relacionamento social e testam comportamentos que aprendem em casa. Trata-se de um laboratório responsável pela formação da personalidade, do caráter e da percepção de mundo que o futuro adulto terá.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Muito mais do que pura diversão e momentos de alegria e satisfação, as brincadeiras de crianças promovem tranquilidade e uma influência muito grande na maneira como as crianças percebem e atuam no dia a dia. Brincar é um ato natural e exclusivamente instintivo, pelo qual o cérebro nos leva a desenvolver e aprimorar a forma como interagimos com o mundo e com os outros seres humanos. E no processo, acabamos descobrindo mais sobre nós mesmos.

6 brincadeiras de crianças

Confira abaixo algumas sugestões de brincadeiras de crianças

Amarelinha

Desenhar no chão numerais de 0 a 10, começando em um único quadrado, depois dois, e assim sucessivamente até chegar ao número 10. Para iniciar a brincadeira, o primeiro participante joga uma pedra no número 0 e pula nos outros quadrados na ordem crescente e com um só pé quando estiver um quadrado na fileira e com os dois pés quando tiver dois. Não pode pisar na linha. Ao chegar ao último número, a criança volta ao começo e enquanto não erra a vez vai sendo dele.

Corda

Precisam-se no mínimo três crianças, duas para segurar as pontas da corda e uma para pular a corda. Duas rodam a corda para o mesmo lado, formando assim um circulo, e a terceira criança ficará pulando dentro do circulo. 

Desenhando os pés

Recomendada para crianças entre 5 e 10 anos no intuito de desenvolver a criatividade e a coordenação motora. É uma das brincadeiras de crianças que ensina aspectos quanto a divisão e a esperar pela sua vez na hora de brincar.

Desenhe o que o mestre mandar

Brincadeira que estimula a imaginação. É uma atividade sugerida para a faixa etária de 5 a 13 anos, pois ensina as crianças a interpretarem as outras de acordo com o que elas falam. Estimula também a imaginação e a criatividade.

Desenhando com o pé

Adultos podem ajudar a coordenar esta brincadeira, que desafia os pequenos a desenhar com o pé. Consiste numa das brincadeiras de crianças que trabalham a coordenação motora. Ajuda a mostrar as habilidades e a coordenação motora própria da criança. Indicada para crianças com idade entre 5 e 10 anos.

Forca

Dentre as brincadeiras de crianças que estimulam a capacidade de raciocínio, a forca é uma das atividades mais construtivas, pois ajuda no conhecimento de vocabulário e da escrita correta das palavras.

No início, a criança pensa em uma palavra e em seguida faz traços com um lápis em um papel correspondentes ao número de letras que a palavra possui. Enquanto isso as outras crianças tentam adivinhar qual é a palavra e sugerem as letras. Vai se colocando as letras certas em suas posições, ou quando as letras não pertencerem a palavra, o boneco começa a ser desenhado em uma forca. Caso o bonequinho seja desenhado antes que o colega adivinhe a palavra, o vencedor será a criança que pensou na palavra, senão a criança que sugeriu a letra é que a vencedora.

Gostou das brincadeiras ? Que tal experimentar com seu filho? 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ