Esporte

01/09/2015 01:00 - Atualizado em 29/11/2016 07:03

1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física

Toda academia deve dispor de um profissional graduado na área. Saiba a importância dele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ele foi instruído a ensinar, estimular e valorizar o esporte, merecendo elogios neste 1º de setembro. O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado na data em que foi institucionalizada a Lei Federal nº 9696, que regulamentou a profissão e originou os Conselhos Federais e Regionais.

Nem sempre valorizados da maneira que deveriam, os profissionais de Educação Física passaram longos anos buscando o reconhecimento merecido. A Federação Brasileira, fundada em 1946, alcançou a regulamentação profissional apenas 52 anos após sua criação. Atualmente, os professores, em cada um de seus âmbitos, buscam capacitação e mais qualidade de vida para os seus alunos.

dia do profissional de educacao fisica personal e aluna na academia

O Dia do Profissional de Educação Física

Os educadores físicos são primordiais em todas as fases da vida. Durante a escola, são eles que introduzem os conhecimentos básicos sobre cada esporte. Na adolescência e na fase adulta, eles controlam os exercícios na academia e apontam objetivos para a melhora da saúde.

Para Gilmar Ravazoli, professor da academia Fit Premium, a escolha de uma atividade física com a supervisão de profissional graduado é sempre a melhor saída. “Se o indivíduo tem a opção de ir a um lugar adequado com profissionais especializados, é muito melhor e mais seguro para ele”, comenta.

Saiba Mais
Nutrição esportiva: Alimentação melhora o desempenho físico
Psicologia do esporte é fundamental para o desempenho em competições
Descubra se vale a pena contratar personal trainer

Segundo Maurício Assumpção Stoffel, professor de Educação Física especializado em Gestão do Esporte, as indicações de exercícios são inspiradas em um máxima. "Não existem exercícios contraindicados para nenhuma pessoa. Existem, sim, pessoas contraindicadas para determinados exercícios", explica.

Não somente no Dia do Profissional de Educação Física, mas em todos, você deve valorizar o seu instrutor. Siga à risca as recomendações, treine e estude tudo o que lhe for recomendado. Se possível, separe um presentinho para ele, nessa data especial. Vale levar flores, artigos esportivos e lanchinhos fit - chocolate, só se for light!

E lembre-se: toda academia é obrigada a dispor de um profissional de Educação Física graduado. Somente ele estará apto a criar um treino específico para as necessidades pessoais de cada cliente, sem esquecer de considerar todas as características do aluno. Se a sua academia não está de acordo com as normas, contate o Conselho Regional de seu estado.

dia do profissional de educacao fisica professor e criancas na aula

Bacharelado x Licenciatura

O curso superior de Educação Física é disponibilizado em universidades de todo o Brasil. Ele é organizado de acordo com a escolha do aluno e dividido em duas habilitações: licenciatura e bacharelado.

A primeira visa à formação de professores de Educação Física, treinados para passar conhecimento para crianças e adolescentes que estejam no período escolar. Já a segunda instrui o estudante a se transformar em um profissional habilitado a trabalhar a favor da manutenção e da promoção da saúde.

O profissional de Educação Física pode trabalhar em academias, hospitais e até condomínios, com a criação de treinamentos e o ensino esportivo. É importante frisar que o profissional formado em licenciatura não pode dar aulas em academias, assim como o personal trainer também não está capacitado para atuar na educação básica.

Seu personal merece elogios? Você lembra de algum professor de Educação Física que marcou sua vida escolar? Deixe sua homenagem nos comentários! E aproveite para conferir as dicas de exercícios do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esporte
academia
personal trainer
curso superior

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ