O corpo humano é muito inteligente. Ele é capaz de pegar vários tijolinhos e construir coisas incríveis. É isso que ele faz com os alimentos: transforma toda a nossa alimentação em pedacinhos e com eles fabrica o que precisamos, por exemplo, o colágeno.

É por essa razão que dizem “você é o que você come”!  Se você consumir alimentos ricos em colágeno será mais firme e lisinha. Nesse artigo vamos aprender o cardápio certo para ter pele, unhas e cabelos fortes e bonitos, assim como articulações saudáveis. Lendo até o final, você vai descobrir:

  1. Como os alimentos participam da produção de colágeno;
  2. Porque precisamos tomar colágeno;
  3. Quais são os melhores suplementos;
  4. Alimentos ricos em colágeno;
  5. Hábitos na cozinha para se nutrir melhor.

Como os alimentos influenciam na produção de colágeno

Como expliquei em outro artigo meu, o colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano e composto pelas substâncias:  arginina, glicina, hidroxiprolina e prolina.

Para que o organismo produza e mantenha o colágeno, ele precisa dessas matérias primas e de outros nutrientes que funcionam como ferramentas 🛠para construir a proteína e fazer sua manutenção. Os nutrientes “ferramentas” são: lisina, ômega 3, vitamina A, enxofre, licopeno, vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco, enxofre e silício.

Várias partes do corpo, os tecidos de forma geral, precisam do colágeno para serem firmes porém flexíveis, como a ponta do nariz ou das orelhas. Pele, unhas e cabelos são fortes, resistentes e brilhantes graças a essa proteína.

As articulações e cartilagens também necessitam dessa substância. A carência de colágeno nesses pontos pode causar dor ou até doenças como artrite e artrose.

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Portanto, se você deseja consumir alimentos ricos em colágeno, deve focar não só na matéria prima mas também nos nutrientes amigos da proteína. Além, claro, de adotar hábitos saudáveis que não prejudicam a formação e fixação de colágeno em seu organismo:

  • Não fumar
  • Não se expor intensamente a luz solar
  • Praticar exercícios físicos
  • Evitar o estresse
  • Tomar 2 litros de água por dia
  • Cuidado com a exposição à poluição

Porque precisamos tomar colágeno

Apesar de ser uma substância fabricada pelo nosso organismo, não é uma produção infinita. Que pena, né?! A partir dos 30 anos a fabricação de colágeno cai em torno de 1% ao ano ⏳e continua reduzindo aos 40, 50, 60, 70 anos. Por isso, quem já tem ou passou dos 30 anos (principalmente se não tiver os bons hábitos da listinha acima) deve ter uma alimentação rica em colágeno e inclusive fazer suplementação.

Suplementos de colágeno

Tomar suplemento de colágeno é importante desde os 30 anos e fundamental depois dos 50 anos (as idades que mais decai a produção da proteína). O colágeno hidrolisado é o melhor porque é mais facilmente absorvido pelo organismo (leia mais sobre isso aqui). Se seu objeto é fortalecer pele, unhas e cabelo prefira os tipos 3 e 1. Porém o colágeno do tipo 2 é o melhor para as articulações.

Os melhores suplementos de colágeno hidrolisado no mercado hoje são:

Renova 31

Bellecaps

Dermacaps

Todos são colágeno hidrolisado, do tipo 1 e 3, em cápsulas.

Alimentos ricos em colágeno e que estimulam sua produção

  1. Carnes

Ricas em proteínas, vitamina B6 e B12.

  1. Feijão, lentilhas e outros grãos

Fonte de ácido fólico, que é muito importante na produção de células novas.

  1. Cerejas, uvas e frutas vermelhas

Também estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, neutralizando os radicais livres. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que combatem o envelhecimento e beneficia as paredes dos vasos sanguíneos da pele, combatendo o excesso de oleosidade e a acne.

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  1. Aveia

Rica em silício, beneficia músculos, tendões, cartilagens e articulações, podendo até amenizar as dores nessas regiões.

  1. Caldo de osso

Fonte direta de colágeno pois os ossos, ligamentos, tendões e articulações animais contêm altas doses concentradas dessa proteína, do tipo 1, 2 e 3.

  1. Salmão e Ostras

São de grande auxílio na síntese de colágeno por conter zinco. O salmão também contribui para a saúde da pele pois é rico em ômega 3 e ácidos graxos essenciais.

  1. Folhas verdes

Algas verdes, alface, rúcula, feijão verde, brócolis, espinafre e semelhantes contêm clorofila. Essa substância também estimula a produção de colágeno pelo corpo.

  1. Frutas cítricas

São a fonte mais rica de vitamina C, importantíssima na fabricação de colágeno. É ela que liga um aminoácido ao outro para formar a proteína. E ajuda diretamente na prevenção de rugas.

  1. Ovos

Alimento rico em colágeno e enxofre, mineral necessário na produção da proteína. Esse nutriente também contribui na desintoxicação do corpo, lidando com a poluição absorvida.

  1. Abacate

Fornece vitamina E que ajuda a prevenir a degradação do colágeno; e gorduras saudáveis responsáveis por melhorar a saúde da pele.

  1. Tomate, pimenta e beterraba

O trio contém licopeno, protege a pele contra danos e participam da sintetização de colágeno.

Descubra os alimentos que estimulam a produção de colágeno!
  1. Cenoura e batata doce

São exemplos de alimentos ricos em vitamina A, essencial no processo de reparação e regeneração do colágeno danificado.

  1. Soja

Nas sua variadas formas de consumo (leite, tofu, proteína texturizada - PTS), apresenta o hormônio genisteína que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas agentes do envelhecimento da pele.

  1. Chá branco

Também impede certas enzimas capazes de destruir o colágeno.

  1. Alho

Assim como o ovo, é rico em enxofre. Mas também apresenta boa quantidade de taurina e ácido lipóico, ambos capazes de reconstruir fibras de colágeno que foram prejudicadas.

Hábitos na cozinha para manter os alimentos nutritivos

Para que seu esforço em manter essa dieta rica em colágeno  valha a pena e que a diversidade de nutrientes chegue ao seu organismo, são necessários alguns cuidados:

  • cozinhar no vapor;
  • cozinhar com a casca bem lavada;
  • não cozinhar por muito tempo;
  • utilizar pouca água;
  • preparar tudo no fogo alto;
  • não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira;
  • reutilizar a água usada no cozimento para preparar outro alimento (para aproveitar as vitaminas que ficaram na água).

Quais desses alimentos você precisa comer mais? Espero que a resposta não seja todos, rs. Conta para mim nos comentários!

Quer saber mais um alimento riquíssimo em colágeno? Aposto que você nem imagina qual é. Spoiler: é um pé de um bicho.

Ficou interessada nos benefícios do colágeno para o nosso corpo? Confira o Guia Completo do Colágeno e se surpreenda ainda mais.

Até a próxima.