Sem Lactose

18/02/2016 05:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:23

Veja como fazer queijo sem lactose em casa

As receitas caseiras são fonte de cálcio e de gorduras boas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem convive com a intolerância à lactose, a privação de alguns alimentos é um grande incômodo. Felizmente, há como fazer queijo sem o açúcar do leite. As receitas caseiras são uma forma de adicionar mais sabor aos pratos da dieta e deixá-los superespeciais.

Se você adora um pão quentinho com queijo, ou um macarrão com molho, não pode deixar de conferir essas três opções. Acompanhe!

como fazer queijo sem lactose

Como fazer queijo sem lactose

Ingredientes:

- 125g de amêndoas em lascas

- 5 colheres de sopa de rejuvelac

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Deixe as amêndoas de molho em água entre 12 e 14 horas. Escorra a água e bata as sementes com o rejuvelac em um mixer. Armazene a mistura num recipiente tampado e deixe fermentar em temperatura ambiente por cerca de 48 horas. Pode variar entre 24 e 72 horas, conforme o clima. Por fim, acrescente o sal e leve à geladeira antes de consumir.

Como fazer queijo vegano

Ingredientes:

- 1 xícara de castanhas cruas e sem sal

- 1 e ½ xícara de água

- 1 colher de sopa de ágar-ágar

- 1 colher de sopa de polvilho azedo

- 1 colher de chá de sal

- Limão (opcional)

- Essência de queijo (opcional).

Modo de Preparo:

Deixe as oleaginosas de molho por oito horas. Escorra e descarte a água. Bata as castanhas no liquidificador com uma xícara e meia de água, o suco de limão e o sal por dois minutos, até ficar bem fino.

Transfira a mistura para uma panela. Junte o ágar-ágar e o polvilho azedo. Mexa constantemente. Depois que levantar fervura, continue mexendo por mais um ou dois minutos. Caso tenha optado pela essência, coloque nesse momento.

Desligue e leve o conteúdo para um recipiente de vidro ou para forminhas de silicone. Guarde na geladeira por pelo menos quatro horas. Desenforme e sirva.

Como fazer queijo cottage sem lactose

Ingredientes:

- 2 litros de leite semidesnatado sem lactose

- 10 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

- 3 colheres de sopa de creme de leite sem lactose

- ½ colher de chá de sal.

Modo de Preparo:

Aqueça o leite em uma panela até atingir próximo da fervura. Desligue o fogo. Acrescente o vinagre e uma pitada de sal, mexendo levemente com uma colher. Formam-se coalhos finos. Deixe descansar por uma hora.

Numa peneira coberta com um pano de prato, separe o soro, mas não esprema. Deixe escorrer naturalmente por uma hora. Transfira a mistura sólida para um recipiente e junte o creme de leite. Sirva o queijo cottage como acompanhamento de pães, biscoitos, torradas, molhos ou massas.

Agora que você já sabe como fazer queijo sem lactose, é só surpreender a família com receitas deliciosas! Depois nos conte qual foi o resultado, né? E aproveite para conferir as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vegano
intolerância à lactose
queijo caseiro
cottage

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ