Sem Lactose

12/01/2015 02:37 - Atualizado em 01/12/2016 06:49

Veja 2 receitas de macarrão caseiro sem lactose

Macarrão caseiro é fácil de fazer e utiliza ingredientes alternativos aos derivados de leite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A intolerância à lactose é uma condição que dificulta a elaboração de um cardápio saudável e saboroso para muitas pessoas. Alimentos que fazem parte de uma mesa tradicional precisam de versões alternativas para evitar complicações à saúde. É o caso do macarrão caseiro, que pode ser preparado sem nada de leite, utilizando ingredientes especiais e que não devem nada quanto ao sabor.

macarrao caseiro

Macarrão caseiro de farinha de banana verde

Ingredientes:

100 g farinha de banana verde

5 g goma xantana

5 g goma guar

35 ml água

2 ovos.

Modo de Preparo:

Para começar a preparar o macarrão caseiro, misture bem os ingredientes secos e depois abra a massa, passando pela máquina de macarrão, ou corte no formato que desejar, caso não tenha a máquina. Polvilhe farinha de arroz para ele não grudar.

Utilize a massa fresca para cozinhar por mais ou menos de 3 a 5 minutos, com cuidado para não passar do ponto. O talharim leva 5 minutos para cozinhar. Caso faça espaguete, o tempo é menor. Quanto mais fino, menos tempo de cozimento. Sirva com o molho de preferência.

Macarrão caseiro sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

4 ovos

500 g de farinha para pães sem glúten e sem lactose

6 colheres de azeite menos de 1 por cento de acidez

1 colher de sopa de sal

20 colheres de sopa de sumo de beterraba

1 colher de chá de goma xantana.

Modo de Preparo:

Misture em um recipiente grande a farinha peneirada, o sal, a goma xantana e o azeite. Adicione o sumo da beterraba e os ovos batidos. Para preparar o sumo de beterraba, coloque uma beterraba pequena com meio copo de água no liquidificador e coe. Pode ser feito com espinafre e com cenoura também.

Amasse tudo muito bem. Sove por 10 minutos, até deixar a massa lisa e homogenea. Coloque em um saco de plástico e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Após, abra com o rolo de macarrão, entre dois plásticos limpos e de produtos sem glúten.

Deixe a massa bem fina e use cortadores pequenos da forma que desejar para fazer o ravioli. Corte com a boca de uma xícara de café pequena ou com um cortador redondo de biscoitos. Recheie com a carne moída e feche bem.

Deixe secar por duas horas e depois cozinhe em água quente abundante, com um fio de azeite. O ponto da massa é 15 minutos, pelo menos. Regue com bastante molho e acompanhamentos a gosto.

Dica da receita: para manter a tonalidade da massa, acrescente corante caso tenha vontade de manter a cor após o cozimento do macarrão caseiro.

Por que sem lactose

A alimentação sem lactose deve ser isenta de qualquer alimento com a presença de leite e seus derivados, como manteiga, queijo, creme de leite e iogurte. As pessoas intolerantes, ao consumirem esses alimentos, sofrem uma inflamação no organismo por meio do açúcar e das proteínas presentes no leite.

Pessoas que não podem consumir a lactose tem sintomas como desconforto gástrico e excesso de gases. Para evitar esses sintomas e ter uma qualidade de vida melhor, existem trocas que podem ser feitas para que o cardápio de um intolerante seja gostoso e ao mesmo tempo isento de leite.

Se você possui intolerância, que tal experimentar o macarrão caseiro? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sem lactose
intolerância à lactose
receitas
alimentação saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ