Sem Lactose

26/04/2015 05:45 - Atualizado em 29/11/2016 02:48

Tipos de leite variam e nem todos devem ser consumidos

Origem e processo de produção resultam em diferentes tipos de leite. Escolha o mais adequado para você.

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Redação

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Já diz o ditado que leite é vida, mas será que os diversos tipos de leite podem ser consumidos por qualquer pessoa? Já existem processos diferentes de produção para garantir que todos possam beber.

Os tipos de leite podem ser de origem animal ou vegetal, contemplando pessoas em dietas regulares ou com restrições alimentares. Conheça as variações e aproveite os benefícios.

Conheça os leites tradicionais

Integral (tipos A, B, C)

O integral é um dos tipos de leite mais consumidos no mundo e o que preserva a maior quantidade de nutrientes originários da vaca. É o mais rico em gordura saturada e possui 120kcal em 200ml. A diferença entre os tipos A, B e C está no processo de pasteurização, sendo que o A possui maior prazo de validade em função da diminuição de micro-organismos naturais.

tipos de leite

Semidesnatado

Possui uma redução de gorduras que chega a 50%, em relação à versão integral. É recomendado para quem deseja perder peso por possuir a mesma quantidade de proteínas e cálcio que o integral. Em um copo, estão presentes 90kcal.

Desnatado

Sem nenhuma gordura, esse leite é ideal para quem sofre com obesidade e colesterol alto. Possui alto teor de cálcio e proteínas, e apenas 70kcal em um copo de 200ml.

Tipos de leite especiais

Sem lactose

Entre os tipos de leite, esse é o mais consumido pelos intolerantes à lactose, o chamado “açúcar do leite”. Porém, ele ainda possui grande concentração de gordura e deve ser consumido com moderação. Os leites com baixa lactose possuem uma enzina chamada lactase, que auxilia na digestão, mas ainda pode causar efeitos colaterais em quem tem intolerância severa.

Leite de soja

Esse leite é rico em proteínas, sendo muito utilizado na dieta de vegetarianos e intolerantes à lactose. Porém, o teor de cálcio é baixo. Com pouca gordura saturada, é uma opção para quem tem colesterol alto, além de ajudar a prevenir câncer de próstata e osteoporose e reduzir os sintomas da menopausa. Deve ser evitado por quem tem hipotireoidismo.

Leite de quinoa

Entre os tipos de leite mais ricos em aminoácidos e minerais, está o de quinoa. De origem vegetal, ele tem praticamente o mesmo valor nutritivo do leite integral de vaca. Além disso, possui carboidratos de baixo índice glicêmico e quantidades significativas de ferro. No entanto, é pobre em cálcio e não se encontra com facilidade no mercado.

tipos de leite

Leite de arroz

Possui mais carboidratos que o leite tradicional de vaca, mas poucas gorduras e zero proteína. Ele contém cálcio, que é adicionado no processo industrial. É uma opção utilizada por veganos e intolerantes à lactose. Esse leite tem menos vitaminas e um índice glicêmico maior.

Leite de cabra

Com gosto mais acentuado e teor de gordura alto, ele é digerido com mais facilidade, se comparado ao leite de vaca. É recomendado para crianças com problemas para digerir o leite de vaca, já que possui 18% mais ácidos graxos, o que auxilia a manter as células intestinais saudáveis.

Leite em pó

É o leite desidratado, mantendo nutrientes como proteínas, cálcio e gorduras. Possui maior prazo de validade e maior valor energético, sendo usado por crianças e bebês, em composições específicas.

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