Sem Lactose

27/08/2015 05:52 - Atualizado em 05/12/2016 12:48

Saudável e gostoso: Prepare bolo de ameixa em casa

A ameixa é rica em vitaminas, é pouco calórica e promove saciedade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fonte de vitaminas A, C e do complexo B, a ameixa seca ou in natura é uma opção de ingrediente para dar sabor às receitas sem lactose. Ao preparar um bolo de ameixa, por exemplo, você aproveita os benefícios do potássio, do fósforo, do ferro, do cálcio e do zinco, além de outros nutrientes da fruta.

Aprenda a seguir duas receitas livres do açúcar do leite e conheça outras vantagens de adicionar a ameixa à alimentação.

bolo de ameixa

Bolo de ameixa sem lactose

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de arroz

- ½ xícara de amido de milho

- 1 e ½ xícara de ameixa seca sem caroço

- 3 colheres de sopa de linhaça

- 4 ovos

- ½ xícara de óleo de canola

- 1 e ½ xícara de açúcar orgânico ou mascavo

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 colher de chá de sal

- 1 xícara da água.

Modo de Preparo:

Saiba Mais
Aprenda a fazer uma deliciosa bananada com ameixa
Banana-da-terra rende pratos deliciosos
Muffin de banana: Aprenda essa e outras delícias sem açúcar

Encha uma panela de água e coloque as ameixas até que fiquem totalmente cobertas. Cozinhe as frutas em fogo baixo para que amoleçam. Em seguida, retire-as da panela e pique em pedaços menores. Reserve a água usada para cozimento.

Bata os ovos na batedeira por cerca de cinco minutos e, depois, adicione o óleo e o açúcar para continuar batendo. Acrescente as farinhas, o fermento, o sal e a água do cozimento. Bata mais um pouco até ficar homogêneo.

Unte uma forma com farinha de arroz e coloque a massa para assar em forno médio por cerca de 45 minutos.

Bolo de ameixa com banana

Outra variação possível do bolo de ameixa é a receita que leva banana. Nesse preparo, além de fazer um bolo livre de lactose, ele também não terá açúcar ou glúten. Confira como prepará-lo:

Ingredientes

- 5 bananas-nanicas

- 200g de ameixas sem caroço

- 3 ovos

- ½ xícara rasa de óleo de coco

- ½ xícara de farinha sem glúten

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 2 bananas-nanicas para decorar.

Modo de Preparo:

Bata as bananas, as ameixas, os ovos e o óleo de coco no liquidificador e despeje em um recipiente. Adicione a farinha sem glúten e bata mais um pouco. O fermento deve ser acrescentado à mistura por último.

Unte uma forma com óleo de coco ou farinha, despeje a massa e decore com as bananas fatiadas. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 40 minutos a 180 graus.

bolo de ameixa

Benefícios da ameixa

Rica em vitaminas A, C, e do complexo B, a ameixa também contém ácido fólico, potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco em sua composição. É um dos principais alimentos que fornecem grande quantidade de fibras alimentares e de antioxidantes, além de oferecer baixo valor calórico.

Com tantos nutrientes, a fruta é indicada para gripes e resfriados, osteoporose, diabetes, obesidade, colesterol alto e problemas cardíacos, de sistema imunológico e da pele.

A versão mais rica em fibras da fruta é a da ameixa seca, que ajuda a diminuir o apetite e aliviar a prisão de ventre, ou seja, regula o funcionamento do trato intestinal. Além disso, promove a desintoxicação do organismo.

Qual dessas versões de bolo de ameixa parece a mais gostosa? Deixe sua opinião nos comentários! E aproveite para conferir outras receitas saudáveis e nutritivas aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
benefícios da ameixa
prisão de ventre
bolo sem lactose
sobremesa saudável

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ